Hoje (16) realmente foi um dia ímpar. A BOVESPA, depois de uma leve indefinição na abertura, andou de lado até o meio da tarde com uma média de 1,5% de aumento para depois partir par auma subida de 2,25% de aumento e fechar a 2,08% de aumento. Parece mesmo que a BOVESPA está disposta a ficar na história com uma série de recordes quebrados para cada novo topo surpreendente. As bolsas americanas, para não varia, abriram com forte alta até o final da manhã, quando então andaram de lado até fecharem a DOW JONES e NASDAQ, a +0,86% e +1,06%, respectivamente.
No STO, temos cruzamento das linhas para cima nas três bolsas, indicando alta apesar de estarem fortemente na zona de sobrecomprados.
No TRIX, também temos cruzamento das linhas indicando tendência altista nas três bolsas.
Nas MM, as linhas estão se cruzando, o que merece antenção, pois ao contrário, éramos para ver um traçado em paralelo. Vamos ver os próximos dias para tirarmos mais informações.
No VOLUME, a BOVESPA fechou em com alta, apoiando o aumento dos preços. A DOW JONES manteve VOLUME similar ao do último pregão e a NASDAQ, apesar do aumento nos preços, não teve acompanhamento do VOLUME. Portanto, temos um mau sinal aqui, pois apesar da BOVESPA ter tido um desempenho ímpar, suas irmãs do norte, pois a DOW JONES não teve um desempenho do VOLUME proporcional à subida de preço e a NASDAQ teve queda no VOLUME comprado ao preço.
Em meus gráficos a BOVESPA e NASDAQ romperam a linha de resistência forte à qual me referi na análise de 6a (13). Portanto, os próximos dias serão decisivos.
Esta disparada dos preços estão suportados pelas grandes negociações dos papéis das empresas ligadas ao petróleo e aço.
No semanal, continuamos tendo sinal de tendência de alta. Mas como as três bolsas estão entrando em zona de sobrecomprados, pode ser que veremos uma reversão para o médio prazo.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 3a (17) para as três bolsas podem ser vistos no link
Projeção de Preços Diário.