segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Futuro no Movimento da DOW JONES (e equivalente para o IBOV)

Há tempos venho querendo fazer um comentário sobre o movimento da DOW JONES e hoje resolvi postar a minha visão. Desde o primeiro dia de pregão do mês de agosto a DOW JONES (assim como a NASDAQ, NYSE e S&P500) não consgue fazer nova máxima significativa, caracterizando com isso um movimento lateral.
 
Se compararmos os TOPOS feitos desde a semana do dia 12 de julho até hoje com os TOPOS feitos no mesmo período no indicador MACDH, veremos a confirmação de uma divergência baixista (nem todos os índices estão com esta mesma característica), que é um forte sinal de reversão de um movimento altista (veja linhas azuis divergentes no gráfico DJIA.png em anexo). No índice IBOV também vemos esta característica, mas até momento só movimento lateral como nos demais índices.
 
Olhando para o indicador VXD, que mede a volatilidade do índice DOW JONES e que opera na contra-mão deste, vemos também a formação de uma divergência altista com o MACDH (veja linhas azuis divergentes no gráfico VXD.png em anexo). Esta conjunção de informações sugere reversão do movimento de alta para baixa da DOW JONES e reversão do movimento de baixa para alta do VXD.
 
Caso estes sinais se confirmem, veremos uma correção da DOW JONES e certamentos dos demais índices mundiais, o que é até saudável uma vez que se faz necessário aliviar a pressão compradora com uma realização de lucros. O que não pode ocorrer é uma correção muito forte a ponto de romper para baixo o nível de suporte formado pelo fundo do último movimento (veja linha grossa laranja no gráfico DJIA.png em anexo). O equivalente vale para os demais índices e papéis bolsas afora.
 
No pregão desta 2a feira, às 15h13, o movimento dos principais papéis da Bovespa refletem o peso que as agendas reservam para os pregões desta semana, com diversos dados que virão dos Estados Unidos. Dados negativos provavelmente causarão apreensão nos investidores e uma correção mais significativa pode se concretizar. Vamos aguardar.
 
Bons negócios. 
 
Foco no Mercado
As informações, tais como Análises, Boletins, Notícias, Posts e Links, contidas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO tem caráter exclusivamente informativo e representam a opinião do autor e não é, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e/ou venda de quaisquer produtos ou instrumentos financeiros, nem sugestão de investimento. São opiniões elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em estudos gráficos, julgamentos, expectativas, estimativas, notícias, etc e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estando sujeitas a erros e mudanças e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas. E por isso o autor apenas estimula o seu debate. É de exclusiva e total responsabilidade do leitor a utilização das informações publicadas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o leitor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do autor. O autor se reserva o direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar as informações e não se responsabiliza por fatos não ocorridos. Apesar dos cuidados na coleta e manuseio,  o autor não se responsabiliza pelas informações, links e dados contidos no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, portanto, também não se responsabiliza por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Clique aqui e leia na íntegra o TERMO DE USO.

Nenhum comentário: