sexta-feira, 30 de junho de 2006

Artigo: "Preços Baixos Vão Acabar"

Preços baixos vão acabar, diz Greenspan
30 de junho de 2006
Rio de Janeiro

O ex-presidente do Federal Reserve (Fed) Alan Greenspan afirmou que a festa da inflação baixa no mundo vai acabar. Mercadorias importadas por preços baixos, com produtividade elevada, tendem a encarecer diante da consolidação de economias que eram fechadas e se abriram, como China e Leste Europeu.

A migração de trabalhadores rurais para zonas urbanas, com mão-de-obra barata e conseqüentes saltos de produtividade, tem prazo para terminar, como alerta o ex-comandante dos juros norte-americanos. "A China tem sido o gorila de 700 libras. Milhões de trabalhadores se movimentando para áreas urbanas tem servido para diminuir custos no mundo todo. O peso de mercadorias importadas (...) afetaram níveis de preço do mundo todo", disse Greenspan de Washington, ao ser entrevistado pelos economistas Illan Goldfajn e Afonso Celso Pastore em videoconferência promovida pelas empresas Camargo Côrrea e Tishman Speyer.

"O que vai acontecer em alguns estágios é movimentação de preços (...), as pressões inflacionárias vão emergir. Não sabemos quando mas vão (...) Vai acontecer uma virada global", completou.

Greenspan prevê também que a atividade econômica mundial deve desacelerar, mas não diz quando. "Vai ser difícil manter a taxa de ativos financeiros como está", disse. Uma das razões citadas por Greenpan para a redução do crescimento da economia seria os limite de expansão imobiliária. Essa seria também uma das razões para frear o crescimento do Japão no futuro, depois de um período de recuperação.

"A economia do Japão está decolando", concluiu. Além do Japão, a Europa também estaria se reerguendo. As duas economias, segundo Greenspan, devem compensar a freada da economia americana, que estaria iniciando um processo de ajuste do déficit fiscal.

O ajuste da economia americana, porém, deve acontecer de maneira suave, sem necessariamente redução de empregos, segundo o ex-presidente do Fed. Um fator que ajuda essa transição suave são os sinais de redução do consumo americano.

Em solenidade que contou ainda com os jornalistas Glória Maria e Paulo Henrique Amorim, a construtora brasileira lançou o Centro Empresarial Ventura, investimento de R$ 450 milhões no último terreno disponível no centro do Rio de Janeiro, ao lado da sede do BNDES, na avenida Chile.