quinta-feira, 12 de abril de 2007

Carteiras: Links Interessantes

Corretora Geral sugere para o mês de abril carteira com nove ativos

Notícias: Links Interessantes

Exuberância irracional? Fed sinaliza alta dos juros, mas Ibovespa renova recorde

Fique atento: juros mais altos nos EUA podem, sim, afetar o seu bolso!

Hábito Vencedor # 19

O Mestre em Investimentos: Vive bem abaixo de suas posses.

O Investidor Malsucedido: Provavelmente vive além de suas posses (a maioria das pessoas vive assim).

Análise para 13-abr-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

Hoje (12) foi um dia um tanto quanto estranho para as bolsas que nós monitoramos aqui. Nas primeiras poucas horas de abertura do dia, as bolsas cairam, mas depois iniciaram uma subida que se estabilizou no meio da tarde e ficou de lado até o final do dia.
No STO temos uma iniciativa de virada para cima na BOVESPA e na DOW JONES. Já na NASDAQ, temos uma virada completa já dando sinal de compra.
No TRIX continuamos com sinais de venda na área de sobrecomprados para as três bolsas.
Nas MM, temos uma indicação de queda se confirmando amanhã.
Notem que o volume das três bolsas não acompanharam a subida do final do dia, o que pode ser um sinal de queda pra esta 6a (13).
Veja também que duas linhas em cada bolsa formando uma cunha de alta. Na BOVESPA existem uma linha de tendência primária de alta, criando uma forte resistência a ser vencida, e outra, também de alta, mas terciárias fazendo o papel de suporte. Nas duas bolsas americanas, DOW JONES e NASDAQ, temos uma linha de tendência de alta secundária fazendo o papel de resistência e uma linha de tendência de alta terciária fazend o papel de suporte. Com é uma fingura de reversão, devemos ter uma virada vindo por aí? Vale mencionar que podemos traçar uma linha de resistência para cada gráfico usando os topos nítidos dos gráficos, mas vou deixar como está para posterior correção de interpretação. Mas caso eu usasse estas linhas de resistências mencionadas, a cunha de alta ficaria ainda mais apertada. Vamos aguardar.
No semanal temos comportamento similar para as três bolsas, indicações de alta no médio prazo.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 6a (13) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.

País deve ter "em breve" grau de investimento

Pessoal, saiu uma reportagem muito interessante sobre o Brasil no cenário internacional. Para mim, uma pergunta ficou no ar: "até aonde essa visão positiva é real?". Leiam e comentem.
País deve ter "em breve" grau de investimento, diz FMI
SÉRGIO DÁVILA - DE WASHINGTON
Folha de São Paulo/Dinheiro - 12.04.2007
O Brasil deve ser elevado à categoria de "grau de investimento" em breve. A classificação, dada por agências privadas dos EUA, sinaliza aos investidores globais que o país evoluiu aos olhos do mercado e oferece menos risco, atraindo mais investidores estrangeiros.
A opinião é do diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, o espanhol Rodrigo de Rato, 58, em entrevista à Folha, em seu gabinete na sede do FMI, em Washington.
Ele invoca o presidente Lula em seu auxílio para defender a entidade, diz que o comércio norte-sul "é uma idéia muito velha" e que é mais provável que ele mesmo mude do que tente mudar o novo diretor brasileiro para o Fundo, Paulo Nogueira Batista Jr., um crítico severo do FMI. Leia a seguir os principais trechos da entrevista:
CENÁRIO ATUAL
"O melhor cenário seria a expansão da economia atingir seu sétimo ano seguido, algo inédito nos últimos 60 anos. É um período longo de crescimento, e muito mais abrangente em termos de países envolvidos. É o cenário agora. Desequilíbrios globais ainda são uma ameaça, mas não tão grande quanto seis meses atrás. E os riscos vindos da economia americana, da inflação, dos preços do petróleo, do protecionismo não são maiores, provavelmente são menores do que há seis meses.
O pior cenário seria a materialização do risco existente, uma pressão inflacionária crescente que faria os juros subirem, a confiança nas principais moedas cair e uma fragilização do crédito nos Estados Unidos, que levaria a crescimentos menores no resto do mundo e a uma correção abrupta nos desequilíbrios globais. Isso levaria a uma crise monetária e de câmbio. O protecionismo é também um perigo, um grande perigo. Mas o mais provável é que a economia siga sua expansão em 2008."
AMÉRICA LATINA
"O continente se beneficia claramente desse cenário global, porque taxas baixas de juro e preços altos de commodities são muito importantes para a região. Está se beneficiando também do crescimento de outros mercados. Mas deveria aproveitar essas circunstâncias positivas e se integrar mais à economia global, para começar. Tornar-se não só exportador de commodities mas também de produtos manufaturados, atrair mais investimento. Para fazer isso, o ambiente econômico tem de se fortalecer, há que continuar o processo de reduzir vulnerabilidades, fortalecer a eficiência dos setores financeiros."
BRASIL
"Há boas notícias aí. Peru e Brasil devem conseguir classificação de grau de investimento muito em breve. Um passo muito importante na direção correta. É a prova de que não só Chile mas também Brasil e Peru se integram, com melhores chances, à globalização.
O Brasil estava em circunstâncias muito difíceis há apenas quatro anos. O país conseguiu ultrapassá-las, agora está mudando para a classificação de "grau de investimento". Houve uma redução substancial na inflação, há uma política monetária confiável, a moeda está se fortalecendo, o perfil da dívida foi mudado e se tornou menos ameaçador na sua composição.
Ainda assim, o Orçamento é muito rígido, o mercado financeiro mundial é muito competitivo e mais competitividade é necessária dentro da economia brasileira para torná-la mais integrada ao mercado global. A estabilidade macroeconômica é essencial para o crescimento, mas flexibilidade e produtividade são a outra roda da bicicleta. E você precisa de pelo menos duas rodas na bicicleta."
"CULPA" DO FMI
"Nós temos pedido aos governos para flexibilizar os Orçamentos, e isso não tem acontecido na velocidade que pedimos, e vocês vão nos culpar? Bem, vocês podem nos culpar por tudo, mas foi o presidente Lula que disse que é uma pena que o Fundo Monetário Internacional [não é mais credor do país], assim nós poderíamos culpá-lo por tudo. [Risos] Temos pedido a países, neste caso o Brasil, mas eu poderia citar outros exemplos, para fazer algo porque nós acreditamos que é do interesse deles. Se, por qualquer razão, política, econômica, isso não acontece, vocês nos culpam? Bem, vocês podem fazer. Culpar é de graça."
COMÉRCIO EXTERIOR
"O papel do Brasil é muito importante, tem muita responsabilidade. E o comércio se provou o grande gerador de mudanças nos últimos 40 anos, é o que mais oportunidades dá a economias emergentes, ao mesmo tempo em que aumenta o bolo para que economias industrializadas possam se beneficiar. É o melhor elemento para ajudar milhões de pessoas a sair da pobreza no mundo.
Europa, Estados Unidos e Japão têm uma grande responsabilidade de mudar para uma agenda multilateral de comércio, mas Brasil, Índia, China e África do Sul também têm. Quando falamos de comércio, não deveríamos só falar de norte-sul, essa idéia de norte-sul é muito velha. Deveríamos falar de comércio inter-regional. O Brasil é o líder da América Latina e deveria ser o líder na promoção de maior integração econômica, de mais livre comércio na região."
NOVO PAPEL DO FMI
"Não há um "novo papel", em termos de um nova função. Há um novo mundo, com novos desafios para nossos membros, então temos de nos adaptar ao que é necessário. E o que mudou não foi o Fundo Monetário Internacional, mas o mundo. Os países estão encarando mercados globais, e a globalização está mudando a natureza das políticas macroeconômicas, as oportunidades financeiras, as vulnerabilidades, as relações entre políticas macroeconômicas e os mercados financeiros. Uma grande revolução." PAULO NOGUEIRA "Qualquer membro do quadro de diretores executivos é muito bem-vindo. Estou ansioso para trabalhar com ele. Quem vai mudar quem? Estou sempre aberto a mudanças. Então, provavelmente serei eu. Gosto de mudar."

Papel em Análise: RENT3



Hoje (11), apesar da mínima ter passado abaixo da linha inferior do triângulo simétrico, isso não caracteriza rompimento, pois fechou ainda dentro do triângulo.
No tem que no VIF e no MACD há evidências de que pode estar havendo uma virada para baixo. Muita atenção neste momento, pois foi como eu disse ontem (10), apesar de triângulo simétrico caracterizar continuidade, não necessariamente o será. Momento de observação, vamos ver como este ativo irá terminar.

Notícias: Links Interessantes



Nova elevação do juro básico dos EUA pode ser necessária, alerta Fed em minuta

Para analistas técnicos, Ibovespa está em momento decisivo

Lucros corporativos devem ajudar no desempenho da Bolsa em 2007

Quais ações seriam mais afetadas por um melhor cenário macroeconômico?

Sinais de COMPRA / VENDA

Hoje (11) meu Trading System praticamente só deu sinais de venda no STO e/ou TRIX e/ou MACD. Confira abaixo as indicações de COMPRA e VENDA e depois compare com as suas próprias análises. Podemos discutir mais no próximo CHAT do FOCO NO MERCADO.

COMPRA: ACES3

VENDA: ALLL4; BBAS13; BBAS3; BBDC4; BRTP3; CTAX3; DJIA; FRAS4; GGBR3; GOAU3; GUAR3; MWET4; OHLB3; USIM5

Hábito Vencedor # 18

O Mestre em Investimentos: Delegou para outras pessoas, com sucesso, a maioria das suas responsabilidades, senão todas.

O Investidor Malsucedido: Seleciona assessores e administradores de suas aplicações da mesma forma como toma suas decisões nos investimentos.

Análise para 12-abr-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

É! Hoje foi o dia da correção. Se não fossem as empresas telecom, a queda teria sido maior, que pena! As bolsas precisam desta correção para poderem seguir adiante. Reparem que a BOVESPA caiu praticamente o mesmo tanto das suas irmãs do Norte, contrário aos dias passados que, ao subir, ficou praticamente o dobro das suas irmãs gringas. Tudo bem, graças astelecoms....
Hoje a BOVESPA começou o dia com forte alta, depois começou a cair até ficar abaixo do nivel do fechamento do dia de ontem (10) e ficou praticamente de lado até o fechamento com baixa de 0,56%. Suas bolsas norte americanas, DOW JONES e NASDAQ, tiveram um comportamento muito similar. Abriram levemente positivas, depois iniciaram um movimento lento de queda até fecharem o dia com queda de 0,71% a 12.485 pontos e 0,74% a 2.459 pontos,respectivamente.
Parece que a resistência da BOVESPA foi forte conforme esperado.
Veja que as MMs das três bolsas estão se cruzando para abaixo, cada uma, conforme eu havia anunciado esta semana.
No STO e no TRIX, foi dado sinal e indicação, respectivamente, de vendas nos dois indicadores para as três bolsas, portanto, agora é hora de analisar cuidadosamente cada ativo em sua carteira e decidir por manter ouvendê-los. A decisão é sua!
O VOLUME das três se comportaram de forma diferenciada hoje. Enquanto na BOVESPA ... , na DOW JONES tivemos queda que seguiu os dias anteriores, e na NASDAQ tivemos aumento se comparado aos demais dias que vinham registrando queda.
No semanal temos a a BOVESPA virando no STO já no topo da zona de sobre comprados. Já a DOW JONES e NASDAQ, estão com o STO virando para baixo em zona neutra e VOLUME em queda. Resumindo, momento de atenção e análise. Como eu disse, revejam as suas estratégias, chegou o momento que esperávamos... correção!
Notem que existem alguns papéis com boas oportunidades de compra. Pesquisem cada um e entrem adiantados (conforme suas análises). Podemos discutir isso na 2a feira de CHAT no FOCO NO MERCADO, até lá...
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 5a (12) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.