sábado, 21 de abril de 2007

Análise para 23-abr-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

6a (20) foi mais um dia de baixas e altas fortes. Definitivamente a BOVESPA está disposta a testar o grande recorde dos 50.000 pontos. Como ela fechou a 49.408 pontos, não falta muito para atingir um recorde anunciado a muito tempo.
BOVESPA
Abriu com em alta depois caiu no meio do dia, andando de lado para subir lentamente até final do pregão. Estamos passando por um período semelhante a quase um ano atrás, onde a bolsa também passou vários meses subindo até atingir um ponto onde houve um retorno, mas aí foi terrível, pois ela foi de 41.979 pontos para 45.792 pontos em apenas 15 dias. Será que veremos uma queda tão forte novamente? Seria um desastre! Como a BOVEPSA está dentro de uma cunha de alta, a confirmação desta figura poderá terminar em queda. Só nos resta saber se será ou não forte. Ela tem uma resistência primária forte a ser vencida caso queira desconfigurar a cunha de alta.
No STO, a BOVEPSA voltou a entrar na zona de sobrecomprados e deu indicação de venda.
No TRIX, a BOVEPSA está dando indicações de compra, mas bem acima da linha zero.
As MMs estão confusas, mas prevalece o sinal de compra novamente.
O VOLUME não acompanhou a forte alta do dia, mas pelo menos foi maior que o valor do dia anterior.
DOW JONES
Abriu em forte alta e, durante o dia, foi caindo levemente até que no meio do dia ela reagiu e iniciou alta leve até fechar praticamente no máximo do dia, a 12.962 pontos. Assim como a BOVESPA, há um ano atrás a DOW JONES também teve uma seqüência de forte alta durante vários meses até iniciar uma forte queda. Não necessariamente a história se repetirá, mas já é uma referência uma vez que, no momento, não temos nenhuma senão as projeções de rompimento da barreira dos 50.000 pontos.
No STO, a DOW JONES também está na zona de sobrecomprados já há mais de uma semana.
No TRIX, a DOW JONES tem suas linhas paralelas indicando tendência altista.
As MMs também estão em paralelo e em ascendência.
O VOLUME teve um aumento surpreendente, apoiando a subida desta bolsa, mas não o suficiente para ajudar no rompimento da resistência primária, continuando dentro da cunha de alta.
NASDAQ
Abriu também com alta assim como a sua irmã, caindo durante o dia, porém, mais que a DOW JONES até que, no meio do dia demonstrou reação e começou uma subida leve até fechar com um valor pouco acima do de abertura. Diferentemente das duas bolsas acima, a NASDAQ também teve altas seguidas há quase um ano atrás, mas não tão forte quanto as outras duas e quanto a sua atual trajetória, mas teve uma queda significativa. Também merece atenção.
No STO, a NASDAQ está em zona neutra já se preparado para subir para a zona de sobrecomprados.
No TRIX, deveremos estar recebendo, nos primeiros dias da semana, sinal de compra caso a trajetória ascendente continue.
As MMs continuam sua virada para cima.
O VOLUME teve um pequena alta comparada ao dia anterior, apesar da queda da bolsa.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 2a (23) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.