terça-feira, 14 de novembro de 2006

Artigo: "Mercado de ações global está 'sobrevalorizado' "

Mercado de ações global está "sobrevalorizado", revela pesquisa com gestores

Por: Cauê Todeschini de Assunção
14/11/06 - 16h25
InfoMoney

SÃO PAULO - O valuation do mercado acionário voltou a ser um das grandes motivos de preocupação dos gestores de fundos, conforme indica levantamento realizado pela Merrill Lynch no mês de novembro.

De acordo com os dados do banco norte-americano, pela primeira vez desde o início de 2004, mais investidores acreditam que o mercado está "sobrevalorizado" do que "subvalorizado".

Ainda segundo banco, a manutenção dos elevados níveis de liquidez e apetite pelo risco suporta o recente movimento do mercado global, mas os investidores começam a duvidar que os lucros corporativos possam continuar surpreendendo positivamente no próximo ano.

Fim da complacência com a inflação
Para a Merrill Lynch, o recente rally dos preços das commodities parece ter acabado com a complacência dos gestores com a inflação.

Os dados da pesquisa mostram a elevação do percentual de investidores que espera taxas de inflação e de juros maiores nos próximos meses.

Europa assume a preferência dos gestores
Entre as regiões, os ativos europeus assumiram a liderança na preferência dos gestores, que pertencia ao Japão há mais de um ano.

O banco, porém, lembra que o desempenho do mercado japonês durante seu período como maior aposta foi negativo, cerca de 8% abaixo da média global.

Sobre a Europa, a Merrill Lynch recomenda cautela, afirmando que a mistura de desaceleração da economia da região com maiores apertos do juro pelo BCE (Banco Central Europeu) pode pressionar os mercados.

Pesquisa tem boa representatividade
A pesquisa do banco de investimentos norte-americano coletou informações de 216 gestores de fundos, que controlam um patrimônio de mais de US$ 600 bilhões, entre os dias 3 e 9 de novembro.