sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Gráfico dos Participantes do Mercado

Bom dia!

Segue abaixo gráfico do desempenho dos diversos players da BOVESPA (infelizmente com um atraso de dois dias, ou seja, a barra cinza "Último (diário)" é do dia 09dez08. Abarra azul é o acumulado de dezembro até 08dez08). Notem que os investidores estrangeiros continuam saindo. Mas não se enganem achando que só estão saindo. Todos os dias eles estão jogando pesado, mas ao final do dia saem mais pesado ainda, levando consigo todo o lucro do dia.

Uma observação, geralmente quando os gringos saem, as instituições compram. Desde o mês passado isso não acontece, ou seja, desde novembro as instituições (empresas) também estão vendendo (provavelmente tudo o que compraram nas baixas ou porque estão disconfiados que deverá cair mais... quem vai saber).

Aproveitando a oportunidade, lembram-se do meu comentário do dia 08dez08 onde eu dizia que quando os gráficos indicam que algo deverá acontecer no cenário econômico para confirmar a leitura dos gráficos? Então, ontem foi igual! Vejam que o Senado americano recusou o bailout da indústria automobilística americana, agora tudo caiu, conforme leitura dos gráficos.



Bom dia e bons negócios,
Abraço,
Marcelo
Foco no Mercado
http://www.foconomercado.com/
Curso de Análise Técnica
São José dos Campos - SP