segunda-feira, 9 de abril de 2007

Mais um CHAT Foco no Mercado

Olá pessoal! Mais um CHAT FOCO NO MERCADO acaba de ser realizado com sucesso aqui no meu site. A característica fundamental é a participação de todos.
Como eu disse, são investidores de todos os níveis de conhecimento. Hoje usamos dois ativos para debater a aplicação das técnicas de análises, considerando os principais indicadores. Não importa o seu conhecimento (ou a falta dele), o que é mais importante são os questionamentos e as afirmativas, mesmo que erradas ou meio erradas. Afinal de contas, as análises são subjetivas e cada um tem um jeito diferente de visualizar um gráfico.
Foi como o Alexandre Póvoa mencionou em seu livro "VALUATION - Como Precificar Ações": "...o bom analista não é aquele que nunca erra, mas aquele que acerta mais vezes do que erra. O analista não deve basear-se em um único preço-alvo, mas entender que, devido ao número de variáveis envolvidas, é mais importante determinar regiões de compra e venda do que pontos específicos...".
Quero aproveitar para agradecer a participação do Fred Fonseca, participante de carteirinha, e do novo participante Cesar (Macaé). Estes são exemplos de investidores vitoriosos, pois participam independentemente dos seu níveil de conhecimento.
Sucesso!

Parceria com a BR.ADVFN.COM

Caros Leitores, boa noite! É com grande alegria que confirmo a parceria entre o Foco no Mercado, seu site e blog de integração e interação com diversos investidores, e o melhor site de consulta e acompanhamento da bolsa brasileira na internet, o ADVFN BRASIL.

Quero agradecer especialmente o Bruno Torres, da ADVFN BRASIL, pela facilidade e rapidez em concluirmos a parceria.

Encorajo a todos vocês acessarem o site da ADVFN BRASIL, criarem uma conta e navegar por todo o site e ver como é prático e útil. Nós investidores precisamos de ferramentas úteis para analisar o mercado e este site traz tudo par a nós.

A partir de amanhã (10) estarei postando aqui análises de divesos ativos listados em meu Trading System.

Hábito Vencedor # 16

O Mestre em Investimentos: Quanto mais experiência adquire, maior o seu retorno. Ele agora parece gastar menos tempo para ganhar mais dinheiro. Afinal, "ele se preparou" para isso.

O Investidor Malsucedido: Não está consciente de que é necessário estar "bem preparado". Raramente aprende por meio da experiência e tende a cometer os mesmos erros até ficar quebrado.

Análise para 10-abr-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

As bolsas brasileira e americanas andaram praticamente de lado o dia todohoje. Só a BOVESPA que merece um comentário no setindo de que ela abriu comforte alta, depois recuou um pouco, andou de lado e fechou com pequena altade +0,45%. A DOW JONES ficou praticamente estável, fechando com +0,07% e aNASDAQ que fechou negativa -0,09%.
No STO, a BOVESPA já dá sinal de venda, já a DOW JONES e NASDAQ estãoensaiando uma virada para baixo. Se amanhã (10) o desempenho for fraco comohoje (09), estas duas deverão dar sinal de venda também. As três seencontram no topo da zona de sobrecomprados.
No TRIX, as três bolsas estão quase cruzando para baixo suas linhas desinal, o que irá sinalizar venda. Amanhã (10) deveremos ver isso com maisclareza caso não haja uma reação positiva significante.
No MACD, as bolsas americanas deram sinal de compra.
No VOLUME, note que as três bolsas não tiveram grandes volumens negociados,ficando abaixo dos seus respectivos pregões anteriores. Como eu havia ditona 5a (05), isso não é um bom sinal para compra. Vejam que há uma níticaqueda de volume, o que significa uma possível queda possivelmente aindaesta semana.
Veja que podemos traçar uma cunha de alta para as três bolsas e já sabemosque esta figura é de reversão. Eu arriscaria dizer que vem queda por aí.
No semanal, temos as três bolsas estão em momento de atenção, pois o TRIXestá dando (ou já deu) sinal de compra, mas o STO está ensaiando uma viradapara abaixo. O VOLUME das duas está a cada pregão mais baixo, mau sinalassim como no diário. Requer atenção.
Portanto, hoje foi um dia frustrante, pois havia esperança que fôssemos tersubida forte ou pelo menos fortes altas e baixas, comportamento tipicamenteda semana "D". Pois as bolsas deixaram todos de faróis baixos, não tivemosgrandes coisas para hoje.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 3a (10) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.