segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Inversão dos Preços e Acontecimentos

Estive pensando em como os acontecimentos na Economia Mundial refletem justamento nos momentos em que as nossas análises indicam que algo deveria acontecer, em outras palavras, às vezes em nossas análises nos deparamos com figuras de reversão ou mesmo apenas uma linha de tendência, onde atingimos um ponto que é preciso uma reversão no de curto prazo dos preços. Por exemplo, temos os preços subindo e se aproximando de uma LTB. Certamente esperamos que haverá uma reversão de curto prazo dos preços para que a LTB não seja rompida e tendo, com isso, os preços seguindo um comportamento esperado. Mas quando olhamos as notícias e os acontecimentos econômicos, não temos sinais de que esta mudança de direção irá ocorrer, o que nos leva a crer que é bem possível um rompimento. Quando menos esperamos, lá vem uma notícia bombástica que traz consigo um mal humor para o mercado e, por conseguencia, vemos os preços refletindo este nervosismo, ocorrendo então uma volta (ou correção) dos preços.

Para os meus ex-alunos e leitores destes blog, fica aí uma dica. Sempre quando acreditamos que "desta vez os preços provavelmente não obedecerão as linhas de tendência ou figuras ou quaisquer outros padrões", na maioria das vezes sempre ocorre algo positivo para a recuperação dos preços e o não rompimento de uma LTA ou o inverso, uma notícia ruim que fará com que os preços se aproximem de uma LTB e entrem num processo de correção de curto prazo.

É muito interessante observar isso. Esta semana mesmo ocorreu algo do gênero. Reparem que se tivéssemos um pregão positivo na 5a feira e na 6a feira passada, teríamos o rompimento de uma linha de tendência de baixa de curto prazo. O que é que aconteceu? Na 5a feira surgiu uma notícia negativa que interrompeu a subida dos preços que vinha desde 2a feira. Na 6a feira já houve uma indecisão do mercado. O que virá em seguida? Talvez devamos ficar de olho em nossas análises e nas notícias, quem sabe não teremos uma dica aí?

Forte abraço e até a próxima.

Marcelo