quarta-feira, 4 de abril de 2007

Hábito Vencedor # 14

O Mestre em Investimentos: Tem consciência de sua falibilidade. Corrige os erros no momento em que eles se tornam evidentes. Resultado: raramente sofre mais do que pequenas perdas.

O Investidor Malsucedido: Mantém investimentos perdedores na esperança de que seja capaz de chegar ao "ponto de equilíbrio". Resultado: sempre sofre enormes perdas.

Análise para 05-abr-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

Hoje foi um dia atípico. A BOVESPA subiu a manhã toda e depois inciou uma leve queda logo após o almoço até o meio da tarde, quando então subiu para atingir o máximo e fechar um pouco abaixo deste. A DOW JONES teve uma leve queda na abertura, depois recuperou e andou de lado o dia todo. A NASDAQ também abriu em leve queda, depois subiu forte e andou praticamente de lado até o final do dia, com um pequeno pico por volta da hora do almoço.
No STO a BOVESPA a BOVESPA está na zona de sobrecomprados, ensaiando uma virada para baixo. A DOW JONES está entrando na zona de sobrecomprados enquanto que a NASDAQ está prestes a entrar. Sinal de que podemos ter uma correção vindo por aí.
Notem que o VOLUME não acompanhou a subida dos preços nas três bolsas hoje. Sinal de atenção de novo.
No TRIX, as três bolsas deram aviso de subida, ou seja, tendência altista. Vamos ver até quando.
No semanal, para o STO, a BOVESPA entrou na zona de sobrecomprados e as outras duas bolsas estão caminhando também para esta zona. Atenção é recomendada para o médio prazo.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 5a (05) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.

Hábito Vencedor # 13

O Mestre em Investimentos: Segue seu próprio sistema religiosamente.

O Investidor Malsucedido: Vive "fazendo emendas" ao seu sistema - se é que possui algum. Troca seus critérios por "metas" para justificar suas ações.

Análise para 04-abr-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ


Hoje as bolsas tiveram um dia muito bom. Todas romperam suas resistências e agora precisamos aguardar alguns dias para ver se este rompimento se confirme e façam as resistências virarem suporte. À princípio, os triângulos simétricos se confirmaram.
No STO as bolsas viraram para cima no sentido dos sobrecomprados. No caso da BOVESPA, os preços voltaram a entrar em zona de sobrecomprados, o que merece atenção. Na DOW JONES e NASDAQ, ambas estão em zona neutra, mas já viradas para cima rumo à zona de sobrcomprados.
No TRIX, as três bolsas estão ensaiando virada para cima, acima da linha zero, sendo que a DOW JONES e NASDAQ já estão adiantadas, dando indicação de compra.
Notem que o VOLUME não aumentou com os preços, o que requer atenção.
De qualquer forma, as três bolsas fecharam com forte alta, principalmente nos Estados Unidos.
Vale lembrar que na semana que vem estaremos na semana "D" (semana de decisão) onde é a semana que antecede ao vencimento das opções e, por causa disso, os preços são altamente manipulados. Neste período ocorre a passagem de muitos bondes.
Por fim, penso que se nesta 4a (04) tivermos mais subida, pode ser que na parte da tarde da 5a (05) pode dar venda, pois será um final de semana prolongado e os investidores poderão não querer descansar comprados.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 4a (04) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.