domingo, 24 de junho de 2007

Análise para 25-jun-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

Na 6a (22) as nossas três bolsas, mais uma vez, tiveram um comportamento muito semelhante, mas as norte-americanas tiveram uma queda que surpreendeu a todos nós. Diante dos riscos vindos da China com relação a medidas quer serão tomadas para evitar uma possível bolha e nos Estados Unidos com o possível risco que o mercado imobiliário poderá trazer aos mercados financeiros daquele país e também do mundo, fizeram com que o mundo realizar seus lucros. Vamos às análises...
BOVESPA
Parece estar dentro de uma cunha de alta de curta e outra de longa. A cunha de curta parece estar prestes a ser rompida para baixo, o que é característica das cunhas, ou seja, continuidade. Se isso acontecer, os preços deverão seguir para baixo e encontrar a LTA da cunha de alta de longo prazo. Por enquanto devemos ver sinal forte de venda no MACD no próximo pregão. No STO e no TRIX vemos continuidade de queda, com sinal de venda no STO. O VOLUME negociado está em queda, o que contriaria o movimento de ruptura da cunha de alta de curto prazo.
DOW JONES
Esta bolsa também parece estar dentro de uma cunha de alta de longo prazo e que foi rompido, no último pregão do dia 22, para baixo na LTA. O VOLUME negociado confirma este rompimento uma vez que houve aumento significativo no número de negociacões. Tanto o MACD, quanto o TRIX confirmam este comportamento com sinais de venda. O STO está em queda livre e as MMs também.
NASDAQ
Os comentários para a DOW JONES também vale para a NASDAQ, mas com a consideração de que não estou certo de que exista uma cunha de alta de curto prazo.