quarta-feira, 7 de março de 2007

Sem Fonte de Dados

Amigos investidores, peço desculpas, mas hoje também não poderei disponibilizar os principais ativos e suas tendências, pois o meu provedor de dados está fora do ar faz mais de 1 hora. Já estou indo dormir, pois a brincadeira acabou....
Amanhã de manhã vou tentar puxar a base deos dados (se estiver no ar) e na hora do almoço eu lanço alguma dicas.
Boa sorte!

Análise para 08-mar-07: BOVESPA

(clicar na imagem para maximar)







No diário a BOVESPA deu sinal de compra no ESTOCÁSTICO, está muito próximo de cruzar para cima e dar sinal de compra também no TRIX. Além disso, as médias móveis também estão ensaiando uma virada para cruzarem. Vamos aguardar.

No semanal, a BOVESPA está em queda, confirmando sua tendência. Vamos aguardar sinais de confirmação desta queda.

Análise para 08mar07: DOW JONES

(clicar na imagem para maximar)





No diário a DOW JONES deu sinal de compra no TRIX e no ESTOCÁSTICO, mas o volume continua em queda. Caso queram comprar, coloquem um STOP 3% abaixo do preço de compra por garantia.

No semanal a DOW JONES confirma queda no TRIX e no ESTOCÁSTICO, onde está em vias de entrar na zona de sobrevendidos. Vamos ficar de olho.

Análise para 08-mar-07: NASDAQ

(clicar na imagem para maximar)


No diário a NASDAQ fechou em queda, confirmando minha previsão de ontem quando o volume confirma queda, o que caracteriza força compradora enfraquecida. No TRIX poderemos ter sinal de compra a qualquer momento. No ESTOCÁSTICO temos sinal de compra, mas este precisa ser confirmado por pelo menos mais um indicador. Vamos aquardar.
No semanal a NASDAQ mostra evidências de queda. Veja que no TRIX foi dado sinal de venda e no ESTOCÁSTICO continua em queda, o que poderá entrar em zona de sobrevendido em breve. O volume foi baixo hoje, o que nos dá motivo para ficarmos de olho. Hoje, no semanal, a NASDAQ mantém-se positiva, mas em queda.

Verdade sobre a baixa nas Bolsas

É sabido que os Estados Unidos está numa corda-banba quando se refere à suaeconomia (acho que também posso dizer o mesmo quanto à atuação deles naguerra do Iraque e assim por diante, né?). Sendo assim e considerando que o mercado acionário da China é composto por 70% de indivíduos, ou seja, cidadãos chineses que, por isso, é naturalmente um mercado muito volátil, a Bolsa de Xangai trepidou quanto a possíveis rumores de que os Estados Unidos estariam desacelerando sua economia, o que significaria redução das importações, que por sua vez acarretaria diminuição nas exportações chinesa e, conseqüentemente, redução na exportação de todos os países fornecedores de matéria-prima para aquele país, inclusive o Brasil. Pelo menos é isso que a maioria dos economistas acreditam.

Enfim, à princípio, não há motivos concretos para este desespero nas Bolsas mundiais, que na verdade é um efeito-dominó gigantesco. Para quem ontem era desconhecido, hoje a Bolsa de Valores de Xangai está no centro das atenções, principalmente pela taxa de crescimento que este país vem apresentando nos últimos anos.

Pois hoje aconteceu exatamente o que eu havia comentado na 2a feira, estávamos passando por vários dias de quedas, em sua maioria, grandes, e em algum momento as Bolsas haveriam de reagir positivamente para ganhar fôlego para, talvez, continuar sua trajetória de descida.

A resposta que todos querem saber está associada à seguinte pergunta: "será que acabaou a queda?". Independente disso, os tubarões entraram hoje comprando tudo o que tinham direito, não fazendo praticamente nenhuma realização, só uma pequena queda próximo do horário do almoço. O volume negociado não foi lá nenhum motivo de quebra de recordes e, por isso, preocupa um pouco, pois tivemos um dia positivo com um volume moderado de negócios.

Sendo assim, veja que nem só de Análise Técnica vive um investidor. É preciso dosarmos as Análises Técnicas e Fundamentalistas de forma a conseguirmos a mistura certa para nos orientar nos investimentos, é pelo menos isso em que acredito.

Quem se arriscou na BOVESPA hoje se deu bem, pois apesar de não haver nenhum sinal visível de compra, todos os papéis subiram. Será que isso acontecerá amanhã? Pode ser, mas ainda é cedo para entrarmos novamente de cabeça no mercado sem sinais visíveis.

Análise para 07-mar-07: BOVESPA

(clicar na imagem para maximar)

No diário a BOVESPA está em zona de sobrevendido, já tentando fazer uma volta para cima, o que nos dará um sinal de compra. No TRIX, continuamos em zona também de sobrevendido. Parece estar se formando um canal de baixa. Vamos aguardar os próximos dias por uma confirmação.

Os valores projetados para os preços de suporte (direita) e resistência (esquerda) a serem rompidos no dia 07mar07 são:
43.893,34 41.867,34
44.568,67 40.516,67
45.919,34 39.841,34

No semanal, ainda não tivemos um sinal de venda no TRIX, mas se continuar o rítimo de queda, isso poderá ocorrer ainda esta semana. No MACD, vemos uma possível reversão de baixa para alta, mas só os próximos dias para dizer. Boa sorte!

Análise para 07mar07: Dow Jones

(clicar na imagem para maximar)


No diário está se formando uma cunha de baixa. Penso que a cunha possa ser rompida antes do final dele. O TRIX está na eminência de cruzar com sua linha de sinal, o que dará um sinal de compra. Será que vai ser amanhã? No ESTOCÁSTICO, a DOW JONES continua em zona de sobrevendido, mas também na eminência de cruzar com sua linha de sinal. O volume em queda indica que pode continuar o processo de queda. Vamos ficar de olho.

As projeções para os preços das linhas de resistência (esquerda) e suporte (direita) a serem vencidos amanhã são:
12.271,13 12.097,33
12.334,67 11.987,07
12.444,94 11.923,53

No semanal, não há novidade com relação à análise de ontem. O TRIX cruzou sua linha zero, o que deu um sinal de venda.

Análise para 07mar07: NASDAQ

(clicar na imagem para maximizar)


No diário a NASDAQ fechou o dia com o ESTOCÁSTICO quase cruzando para cima da sua linha de sinal, o que daria sinal de compra. No TRIX ainda ensaiando também um cruzamento. Notem que o volume está decrescendo, sinal forte de reversão. Hoje subiu forte alta de 1,90%. Será que amanhã se manterá nesta subida? Talvez sim. Vamos ficar de olho para ver quais serão as cenas dos próximos capítulos.

Os sinais de suporte (direita) e resistência (esquerda) a serem vencidos amanhã:
2.396,43 2.367,56
2.407,72 2.349,98
2.425,30 2.338,69

No semanal, temos o sinal de venda no TRIX. Vamos continuar de olho.