quarta-feira, 7 de março de 2007

Verdade sobre a baixa nas Bolsas

É sabido que os Estados Unidos está numa corda-banba quando se refere à suaeconomia (acho que também posso dizer o mesmo quanto à atuação deles naguerra do Iraque e assim por diante, né?). Sendo assim e considerando que o mercado acionário da China é composto por 70% de indivíduos, ou seja, cidadãos chineses que, por isso, é naturalmente um mercado muito volátil, a Bolsa de Xangai trepidou quanto a possíveis rumores de que os Estados Unidos estariam desacelerando sua economia, o que significaria redução das importações, que por sua vez acarretaria diminuição nas exportações chinesa e, conseqüentemente, redução na exportação de todos os países fornecedores de matéria-prima para aquele país, inclusive o Brasil. Pelo menos é isso que a maioria dos economistas acreditam.

Enfim, à princípio, não há motivos concretos para este desespero nas Bolsas mundiais, que na verdade é um efeito-dominó gigantesco. Para quem ontem era desconhecido, hoje a Bolsa de Valores de Xangai está no centro das atenções, principalmente pela taxa de crescimento que este país vem apresentando nos últimos anos.

Pois hoje aconteceu exatamente o que eu havia comentado na 2a feira, estávamos passando por vários dias de quedas, em sua maioria, grandes, e em algum momento as Bolsas haveriam de reagir positivamente para ganhar fôlego para, talvez, continuar sua trajetória de descida.

A resposta que todos querem saber está associada à seguinte pergunta: "será que acabaou a queda?". Independente disso, os tubarões entraram hoje comprando tudo o que tinham direito, não fazendo praticamente nenhuma realização, só uma pequena queda próximo do horário do almoço. O volume negociado não foi lá nenhum motivo de quebra de recordes e, por isso, preocupa um pouco, pois tivemos um dia positivo com um volume moderado de negócios.

Sendo assim, veja que nem só de Análise Técnica vive um investidor. É preciso dosarmos as Análises Técnicas e Fundamentalistas de forma a conseguirmos a mistura certa para nos orientar nos investimentos, é pelo menos isso em que acredito.

Quem se arriscou na BOVESPA hoje se deu bem, pois apesar de não haver nenhum sinal visível de compra, todos os papéis subiram. Será que isso acontecerá amanhã? Pode ser, mas ainda é cedo para entrarmos novamente de cabeça no mercado sem sinais visíveis.

Nenhum comentário: