sábado, 3 de março de 2007

Análise: BOVESPA

(clicar na imagem para maximar)

























A BOVESPA abriu em queda, tentou subir, depois desmoronou. Durante todo o dia só deu passeio de bonde , ou seja, os peixes grandes criam oportunidade de subida e quando todos os peixinhos entra, o bonde parte para a sua viagem de descida. Ensaiou uma subida ao final do dia e fechou próximo do seu mínimo do dia, no negativo como esperado.

No curto prazo, gráfico diário, o indicador MACD mostra a continuação da queda por não conseguir curzar sua linha de sinal. Apesar disso, elas agora estão descendo juntas, o que poderá a fazer o cruzamento para cima da linha de sinal caso 2a feira seja um dia melhor. As próximas linhas de suporte projetadas a serem vencidas em caso de queda são: 41.938,66 / 41.507,33 / 40.717,66.

No médio prazo, gráfico semanal, temos duas indicações de queda: MACD cruzando sua linha zero e as médias móveis cruzando para baixo, ou seja, sinal de venda nos dois. Veja que a BOVESPA está saindo da zona de sobrecomprados.

Análise: Dow Jones

(clicar na imagem para maximar)

























A curto prazo, gráfico diário, a Dow Jones continua dando sinais de queda. Note que o volume vem decrescendo e que o indicador MACD até ensaiou cruzar a linha de sinal, mas resolveu segui adiante para baixo. Está entrando em zona de sobre vendido, mas ainda não temos sinais claros de compra. Se continuar caindo, estes são os preços projetados para os suportes a serem vencidos: 12.065,20 / 12.016,30 / 11.925,20. O volume em queda confirma a realização de lucros.

A longo médio, gráfico semanal, também temos sinais de queda. Veja que as médias móveis se cruzaram para baixo e que o MACD cruzou a linha zero, indicando queda. Também não temos sinais de compra, vamos aguardar.

Análise: NASDAQ

(clicar na imagem para maximizar)

























6a feira também não foi um dia bom para as bolas americanas e brasileira. A NASDAQ, no gráfico diário, mostra uma continuidade de queda no indicador MACD. O volume também fechou decrescente, confirmando o que eu havia dito, ou seja, poucos seriam os loucos de passarem o final de semana comprados. Foi um movimeno de realização também na NASDAQ. Os próximos suportes projetados a serem rompidos, se a queda continuar, são: 2.356,91 / 2.345,83 / 2.323,65.

Já no gráfico semanal, a NASDAQ confirma a tendência de queda de duas formas: (1) MACD cruza a linha zero e (2) a média móvel de menor período cruzou para baixo a média móvel de maior período.