quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Taxação de 2% sobre Capital Estrangeiro em Rendas Fixa e Variável

Conforme esperava, hoje foi um dia de realizações, mas não exatamente por causa da notícia da taxação de 2% sobre o capital estrangeiro investido em rendas fixa e variável, mas porque o mercado estava demasidado esticado e precisava de um pretexto para uma correção ou realização de lucros. Enfim tivemos um motivo.
Notem que esta taxação não vai impacatar muito os investidores estrageiros, afinal de contas:
1. o dinheiro que eles ganham em renda fixa, que chega a 12% a.a., pode muito bem descontar os 2% e ainda sobrar muito, afinal de contas, lá fora é lucro ter um rendimento de 0,5% a.a.; e
2. o dinheiro ganho na renda variável chega a 130% desde janeiro do 2009, o que nem faz diferença para a "super" taxação de 2%.
A verdade, portanto, fica para a necessidade de realização de lucros. Aos que conhecem e usam Análise Técnica para analisar os ativos e índices, sabem muito bem que a quantidade de ativos e índices colados ou extrapolando a Banda de Bolinger superior era enorme e, portanto, tínhamos um sinal claro de que algo estava por vir para dar um alívio ao mercado.
Em nosso escritório de assessoria, estávamos um tanto quanto preocupados em indicar compra de papéis para nossos clientes, pois sabíamos e sabemos que o mercado estava pedindo uma folquinha.
A pergunta é: "quanto tempo durará esta correção?" Uns dizem que já tivemos o suficiente para hoje (3a feira), mas há quem diz que devemos ver uma correção estendendo para a 4a e, quem sabe, 5a feira. Eu particularmente acredito que deveríamos ver mais correção, pois a realizção de hoje não foi o suficiente para a aliviar a maioria dos preços. "Estão abertas as apostas".
Amanhã será um novo dia e com ele uma nova aventura na BOVESPA.
Bons negócios a todos.
Marcelo
São José dos Campos - SP

Foco no Mercado
www.foconomercado.com
Twitter: foconomercado
Informações dos Mercados Financeiros
 
Mercados & Cursos
www.mercadosecursos.com
Curso de Análise Técnica

As informações desta mensagem e deste blog não são solicitação ou oferta de seu autor para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados mobiliários ou para aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Por meio destas mensagens e informações, o autor não está prestando recomendações quanto a investimentos, rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. O conteúdo deste blog tem caráter exclusivamente informativo e estimula o seu debate, não consistindo em recomendações de qualquer natureza. O autor não se esponsabiliza por fatos não ocorridos.