domingo, 18 de março de 2007

Hábitos Vencedores

A partir de hoje, 2a feira (19), estarei listando, diariamente, cada um dos 23 hábitos dos investidores vencedores. Não deixe de anotar cada um destes hábitos e melhore a sua percepção de investidor. Deixe de ser Amador, torne-se Pro. Cada hábito compara a atitude do “Mestre em Investimentos” e do “Investido Malsucedido”. Tenho certeza que muitos estão vestindo o chapéu do Investidor Malsucedido, poucos com o chapéu do Mestre em Invesimentos e alguns muitos entre estes dois perfis.
Bom aprendizado!

Hábito Vencedor #1

O Mestre em Investimentos: acredita que sua prioridade máxima sempre é a preservação do capital, que é a pedra fundamental de sua estratégia para os investimentos.

O Investidor Malsucedido: acredita que seu único objetivo em termos de investimentos é "ganhar muito dinheiro". Como resultado, normalmente acaba por dilapidar seu capital.

Análise de Ativo: BOBR4


Este ativo, BOMBRIL, está dando sinal de compra no STO e no IFR. Veja que o preço está em zona de sobrevendido caminhando para zona neutra. No MACD, há sinais de compra. Este ativo está andando de lado, o que não é muito bom, pois não se sabe exatamente para onde ele vai, para cima ou para baixo. O importante é saber que este papel tem fundamentos bons, apesar de estar se recuperando de uma quase falência. Aliás, esta situação foi causada pela sua controladora italiana que pegou emprestado todo dinheiro em caixa que a multinacional brasileira tinha e nunca devolveu. Com isso a BOMBRIL Brasil não teve como honrar seus compromissos. Mas depois de ganhar na justiça o direito de se auto-administrar (sem obedecer sua controladora), ela vem mostrando números muito bons. Veja que ela vem desde outubro de 2006 em forte ascendência. O problema hoje em dia é que o espaço deixada por ela está sendo ocupada por outras marcas e, o que era um mercado praticamente dominado, agora está competitivo. Vamos torcer para esta brasileirinha conseguir virar o jogo. Neste meio tempo, vamos ficar de olho nela, pois podemos ganhar dinheiro com ela.
Faça sua análise e decida o que é melhor fazer.

Análise para 19-mar-07: BOVESPA


A BOVESPA fechou em forte queda de 1,27%. Continua dentro da cunha de baixa. Apesar desta figura ser de versão, note que há muto espaço para queda antes que haja uma retoma para cima. Aquela figura que eu venho anunciando, a pá-de-ventilador, que é indicação de reversão, parece estar formada e, coincidentemente, o rompimento da última pá ainda estaria dentro da cunha de baixa. Para dar força a esta teoria, o STO está apontando para baixo e chegando na zona neutra. Já o MACD também aponta para baixo, com característica "bearish" (baixa) e o TRIX parece querer ir pelo mesmo caminho. Melhor aguardarmos mais sinais para nos movimentar, mas pensar em vender pode ser uma boa, porém, analise o papel em mãos para tomar uma decisão.
Todo cuidado é pouco...

Análise para 19-mar-07: DOW JONES


A DOW JONES está andando de lado. Fecho 6a (16) em queda de 0,41% e condinua dentro da cunha de baixa, agora melhor definida com dois fundos significativos. Lembremos que esta figura é de reversão, ou seja, pode estar preparando para subir, mas veja que ainda há espaço para queda. O VOLUME está meio indefinido, mas parece estar querendo subir. O STO está em zona neutra, mas o MACD e TRIX estão abaixo da linha zero, em "bull" (subida), mas meio indefinido. Vamos aguardar. Meu conselho é aguardar um sinal mais consistente.
Boa sorte.

Análise para 19-mar-07: NASDAQ


A NASDAQ fechou em queda de 0,25%. A impressão que estou tendo é que o mercado está andando de lado e com VOLUME variável. O STO está em zona neutra, caminhando para a zona de sobrecomprados, já não está na mais na hora de comprar. No MACD há confirma o STO, pois está querendo virar para baixo. Estes dias estão muito confusos, principalmente porque amanhã é dia de vencimento de opções final "B".
Melhor aguardarmos melhores indicadores.