quinta-feira, 20 de maio de 2010

Papéis para acompanhar de perto no pregão do dia 21mai10

Com base apenas em conceitos da Análise Técnica, segue análise de ativos elaborada para o próximo pregão.

Para conhecer o critério de classificação e a lista de papéis analisados, acesse: LISTA DE PAPÉIS.

Não é novidade dizer que as bolsas mundiais amanheceram amargas nesta 5a feira. Desta vez o motivo, agora, voltou a vir dos Estados Unidos. O projeto que pretende "controlar" as operações dos bancos de Wall Street foi, pela terceira vez, derrotado no Senado norte-americano. Mas ao final da tarde (por volta das 15h30), uma nova rodada no Senado acabou trazendo novas esperanças ao mercado.

No pregão desta 6a feira praticamente não há agenda para se acompanhar e isso pode também ter sido um dos fatores que trouxe ânimo aos investidores ao final do pregão desta 5a feira. É difícil dizer qual será o comportamento do mercado amanhã na abertura, pois não se pode prever novidades vindas do outro lado do mundo durante a noite. Mas os fatores disponíveis até o momento do fechamento deste boletim, sugere um início mais animado. Caso isso se concretize, é possível realizar alguns day-trades ou ainda arriscar alguns swing-trades, mas definitivamente ainda não é hora de montarmos operações position, pois ainda não temos sinais fortes de que o fundo chegou.

Parece que os grandes investidores focaram no setor da construção, que por sua vez, foca o mercado interno. Afinal de contas, esta estratégia deu certo na crise de 2008!

Levando em consideração a minha análise técnica semanal do IBOV, parece que estamos seguindo o "cenário 2", onde o comportamento dos preços sugere um rompimento da linha de fundo do Topo Duplo, o que levaria o índice próximo dos 51.000 pontos (Veja post no Blog AT em Cenários para o IBOV nas próximas semanas). O bom disso é que agora temos um "mapa" a seguir, mas por outro lado, caso ele esteja correto, fatalmente teremos mais queda vindo por aí, com pequenos repiques. Nesta 4a feira os preços pararam no suporte dos 58.000 pontos.

Não estamos errados ao buscar trades para remunerar nossa carteira, mas certamente precisamos definir e obedecer aos STOP LOSS. Só desta forma iremos minimizar nossas perdas ao tentar buscar retornos pequenos.
A agenda para este pregão reserva as seguintes leituras:

. Japão - Reunião do Bank of Japan (2º dia)

Seja um investidor assessorado por Agentes Autônomos autorizados CVM. Saiba mais, envie um email para contato@foconomercado.com.

Participe de Palestras e Cursos gratuitos em São José dos Campos no mês de abril, envie um email para contato@foconomercado.com e reserve sua vaga.

Acompanhe os posts intraday da FOCO NO MERCADO no Twitter Foco no Mercado (http://twitter.com/FocoNoMercado).

Os ativos que se destacam para o próximo pregão são: (n/a)

COMPRA - Divergência Positiva:
MAGG3

VENDA - Divergência Negativa:
(n/a)

COMPRA - Entrada:
SULA11

COMPRA - Entrada com Rompimento:
EVEN3

COMPRA - Entrada com Risco:
ACGU3, ALLL11, BISA3, BRKM5, BTOW3, CCRO3, CIEL3, CNFB4, CYRE3, GFSA3, INPR3, JHSF3, MMXM3, MRVE3, PDGR3, PMAM3, RSID3, SLCE3, SMTO3

COMPRA - Continuidade com Risco:
(n/a)

MONITOR - Análise Futura:
BBAS3, BBDC4, BEMA3, BOVA11, BPNM4, BRAP4, BRML3, BVMF3, CMIG4, CSAN3, CSNA3, ECOD3, FESA4, FIBR3, FLRY3, GGBR4, GOAU4, GOLL4, GPIV11, IDNT3, INEP4, ITSA4, ITUB4, JBSS3, KLBN4, LUPA3, MARI3, MPXE3, MRFG3, PETR4, PLAS3, POMO4, POSI3, RDCD3, SUZB5, TCSL4, UOLL4, USIM5, VALE5, WEGE3

Considerações:
      1. Os dados usados nesta análise são cortesia da http://www.quotebr.com
      2. Para detalhar uma análise, recomenda-se o uso de conceitos Fundamentalistas
      3. * (asterisco): ativos em destaque

As informações, tais como Análises, Boletins, Notícias, Posts e Links, contidas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO tem caráter exclusivamente informativo e representam a opinião do autor e não é, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e/ou venda de quaisquer produtos ou instrumentos financeiros, nem sugestão de investimento. São opiniões elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em estudos gráficos, julgamentos, expectativas, estimativas, notícias e etc e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estando sujeitas a erros e mudanças e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas. E por isso o autor apenas estimula o seu debate. É de exclusiva e total responsabilidade do leitor a utilização das informações publicadas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o leitor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do autor. O autor se reserva o direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar as informações e não se responsabiliza por fatos não ocorridos. Apesar dos cuidados na coleta e manuseio,  o autor não se responsabiliza pelas informações, links e dados contidos no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, portanto, também não se responsabiliza por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Clique aqui e leia na íntegra o TERMO DE USO.

Wall Street fracassa em impedir reforma financeira

18:58 20/05/2010, Yahoo! Notícias: Economia

O Senado dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira encerrar os debates sobre a reforma de Wall Street, prioridade legislativa do presidente Barack Obama, o que abre caminho para uma votação final do texto sobre o assunto.  Foto:Chris Hondros/AFPAFP - WASHINGTON, EUA (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que a tentativa de Wall Street de evitar seu ambicioso projeto de reforma financeira "fracassou", após o Senado conseguir superar as táticas de bloqueio de congressistas republicanos durante uma votação.


Senado americano encerra debates sobre reforma financeira

19:38 20/05/2010, Folha Dinheiro
O Senado dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira encerrar os debates sobre a reforma de Wall Street, prioridade legislativa do presidente Barack Obama, destinada a evitar a repetição de uma crise financeira como a ocorrida em 2008. Os senadores decidiram encerrar os debates por 60 votos contra 40. Congressistas democratas disseram esperar que a votação final possa ocorrer ainda nesta quinta-feira. O projeto de lei debatido no Senado desde o fim de abril prevê a criação de um órgão de proteção ao consumidor financeiro que seja ligado ao Federal Reserve (Fed, o banco central americano). O texto impede intervenções de resgate das instituições financeiras com dinheiro do contribuinte. Leia mais (20/05/2010 - 16h59)

Empresa de Eike quer produzir petróleo comercialmente até 2012

19:38 20/05/2010, Folha Dinheiro
A OGX, petroleira de Eike Batista, prevê iniciar a produção comercial de petróleo na bacia de Campos entre o fim de 2011 e início de 2012, informou o diretor geral Paulo Mendonça. Esta é a data em que a empresa pretende cumprir o procedimento de, junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo), realizar a chamada declaração de comercialidade --quando a empresa confirma o interesse de produzir na área. Ainda no primeiro semestre de 2011, como informara no início da semana, a empresa começa a produzir, mas será apenas em caráter experimental, em um teste de longa duração --a exemplo do que a Petrobras vem desenvolvendo na área de Tupi, no pré-sal. A empresa está procurando no mercado a segunda plataforma, para aquisição ou afretamento --vai depender das condições de mercado. Uma primeira unidade FPSO (estrutura sobre um navio) já foi comprada pela OSX, o estaleiro criado por Eike Batista para prestar serviços para a OGX. Leia mais (20/05/2010 - 18h57)

Temor por Europa e reforma financeira derruba Bolsas americanas

19:38 20/05/2010, Folha Dinheiro
As Bolsas de Valores dos Estados Unidos fecharam em queda próxima a 4% nesta quinta-feira, diante de crescentes temores de que as medidas da zona do euro para combater a crise de dívida possam minar a recuperação econômica global. O Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, recuou 3,6%, para 10.068 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq desabou 4,11%, para 2.204 pontos. O Standard & Poor's 500 despencou 3,9%, para 1.071 pontos. A pressão vendedora se acentuou no final do dia, e os índices terminaram ao redor das mínimas da sessão após o Senado norte-americano votar em prol da finalização de um debate sobre uma abrangente reforma na regulação financeira, permitindo que a votação final do projeto ocorra ainda nesta quinta-feira ou na sexta-feira. Leia mais (20/05/2010 - 19h16)

Democrats expect to advance Wall Street reform bill

15:07 20/05/2010, businessnews, Reuters Business
WASHINGTON (Reuters) - Senate Democrats expect to have the votes needed on Thursday afternoon to advance the biggest overhaul of financial regulation since the 1930s, paving the way for a final vote on passage within days.


Wall Street reform: Another vote coming

09:01 20/05/2010, CNNM Latest Financial
After falling three votes shy, Democratic leaders in the Senate plan to try again Thursday to secure enough votes to push Wall Street reform forward.

Senate votes down effort to end debate on bank-overhaul bill

Senate votes down effort to end debate on bank-overhaul bill


Futuros dos EUA operam em forte queda, com atenção a reforma e crise na Europa

08:29 20/05/2010, InfoM Investimentos
Democratas não conseguiram aprovar na véspera proposta para maior fiscalização do setor financeiro do país

Plano da UE favorece especuladores e castiga Alemanha, diz estudo germânico

09:21 20/05/2010, Folha Dinheiro
O escudo de proteção para o euro elaborado pelos ministros de Economia e Finanças da UE (União Europeia), com a adoção de um pacote de socorro de 750 bilhões de euros, "favorece os especuladores e prejudica a Alemanha", segundo o instituto alemão de pesquisa econômica Ifo. Em uma análise publicada nesta quinta-feira, o Ifo afirma que "não vê nenhum sinal de suposta crise sistêmica que ameace o euro" e considera infundado o temor que gera o retrocesso do euro nos mercados. De acordo com o instituto, apesar das quedas, a divisa europeia está valorizada. "A cotação correta estaria em torno dos US$ 1,14", sustenta Ifo. Leia mais (20/05/2010 - 08h13)

Crise europeia volta a abater mercados e derrubam Bolsas da Ásia

09:21 20/05/2010, Folha Dinheiro
As preocupações sobre a crise de dívida da zona do euro levaram as Bolsas de Valores da Ásia para o menor patamar em mais de oito meses nesta quinta-feira. Os investidores se mostraram temerosos sobre divisões políticas na região e sobre eventuais novas regras de regulação. O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, recuava 2,01%, para 370,78 pontos nesta manhã, acumulando na semana queda de 8,5%, e no ano baixa de 11,3%. A decisão desta semana da Alemanha de banir a venda a descoberto de alguns ativos, visando conter os especuladores, adicionou inquietações a um mercado já bastante abatido pela crise de dívida da Grécia. Além disso, os investidores temem que as medidas de austeridade fiscal que a Europa terá que tomar abaterá o crescimento europeu e mundial. Leia mais (20/05/2010 - 07h44)

Losses accelerate for U.S. stock futures, pointing to sharply weaker open on Wall Street

Losses accelerate for U.S. stock futures, pointing to sharply weaker open on Wall Street