quinta-feira, 22 de março de 2007

O Bonde está passando...

Caros leitores, figuem espertos hoje. O bonde está passando direto, ou seja, muito altos e baixos. Os tubarões estão induzindo subidas e realizando lucro em cima dos peixinhos. Enquanto os peixinhos vendem, eles compra. Quando os peixinhos resolvem voltar a comprar, eles vendem. Jogo especulativo mesmo.

Não sei se vocês sabem, mas os grandes investidores, normalmente instituições financeiras e grandes corporações, tem várias contas espalhadas por diversas corretoras (quando aquelas não são bancos). Com isso, eles vendem para eles mesmos para induzir um comportamento na bolsa, e é aí que os peixinhos caem. Seja PRO, não caia nessa.
obs: todos nós somos ou já fomos peixinhos, não faz mal. Mas diante de dicas dessas, o negócio é reagir.

Abraço!

Ferramenta X Sentimento

Vez ou outra eu venho dizendo aqui no meu BLOG, não existe ferramenta que possa prever o futuro, principalmente porque este é definido muito pelo comportamento humano (sentimentos, receios, etc), pelo menos nas bolsas, e para medir isto não existe ferramenta. Só o fato da AT (Análise Técnica) estar mostrando uma ou outra tendência já é o suficiente para começar a traçar um sentimento nos investidores que é melhor fazer o que a AT diz, daí suas confirmações.
É preciso lembrar que AT ajuda a analisar o comportamento dos ativos e nesta própria análise já estão embutidos todos os sentimentos, correções, etc. Mas mesmo assim, como explicar uma tendência clara na AT e seu resultado contrário na prática? Todo o cenário contribui para isso, ou seja, notícias, acontecimentos, sentimentos, fatos de última hora, etc, sem deixar de considerar os grandes investidores, instituições que aplicam dinheiro de terceiros e seus próprios, com equipes bem terinadas para avaliar o mercado e especular. Foi o caso do susto vindo dos olhinhos puxados lá da Ásia nas semanas que se passaram. Como 70% do mercado chinês é composto de pessoas físicas como eu e você, baseado no que eles interpretaram nas notícias sobre as perspectivas da economia americana, resolveram realizar e segurar o $$ em lugar seguro pra ver no que iria dar. Conclusão, houve uma sobre-reação aos acontecimentos. Agora tudo está calmo. Até quando? Depende dos sentimentos!!!

Notícias: Links Interessantes

Quarta-feira de otimismo nos mercados financeiros: entenda o porquê

Emergentes: ações ligadas à demanda doméstica se destacam, diz pesquisa

Análise técnica: Ibovespa supera patamar importante dos 44.500 pontos

Mercado está mais cauteloso, mas vê ações como boa opção, diz banco

Etanol: crescimento orgânico é a melhor opção para Cosan crescer, diz Credit Suisse

Carteiras Sugeridas

Small Caps: Santander visualiza boas oportunidades no mercado brasileiro

Bolsas na Ásia e Europa

Das que estão listadas abertas, todas estão no azul e com uma subida significativa, creio que seja reflexo da subida do final da tarde de ontem. Tudo isso devido ao anúncio do FED, Banco central dos EUA, que manteve juro básico em 5,25% ao ano, e fazendo comentários que agradaram o mercado, que é a possível redução do juro básico em 2007. Isso significa que, à princípio, está descartada a subida deste juros, que foi boato no final da semana passada e início desta. Otimismo para nós investidores.

Mas continuo achando que pode haver uma correção, se não esta semana, no início da semana que vem. Baseio isso por olhar os indicadors do Calendário de Preços do Foco no Mercado.

Tenham um ótimo dia!

Balanço das Projeções do dia 21

Dos papéis sugeridos para compra segundo o meu Trading System, dois deram queda, não confirmando a previsão, outros quatro tiveram leve subida, praticamente estáveis e o restante, já os dez restantes deram forte alta, confirmando a previsão. Ao final, tivemos 82,35% de acerto, ou seja, nos mantivemos positivos, como projetado, 14 dos 17 papéis listados.

Já para os papéis sugeridos para venda, um contrariou os indicadores e deu forte alta, já o outro confirmou a queda, também forte. Ao final, tivemos 50% de acerto.

Estarei revisando meu Trading System para ver se há como reduzir esta margem de erro. Mas é como venho anunciando, ainda estou testando o sistema. Já tenho algumas idéias novas que podem ajudar a aumentar a porcentagem de acertos.

Boa sorte hoje!

Foco em Novos Objetivos

Para melhorar ainda mais este espaço de análise, a partir de 2a feira (26) estarei mudando um pouco o foco deste BLOG. Não irei focar muito e apenas nas três bolsas que analiso aqui todos os dias, principalmente porque muitos colegas analistas estão fazendo isso. Obviamente que se o cenário estiver de tal forma que a divulgação do gráfico seja muito signifcante, então certamente eles estarão por aqui com os detalhes esperados.

Passarei a focar muito na análise de no mínimo dois ativos que o meu Trading System der sinal de compra ou venda. Estive pensando em como irei incrementar meu sistema para melhorar ainda mais os sinais e, com isso, trazer análises interessantes para vocês leitores.

Vou aproveitar este enfoque para analisar ativos que vocês estão me solicitanto. Por isso, continuem mandando seus pedidos, que eu tentarei analisar os principais todos os dias.
obs: sintam-se à vontade para sugerir novas estratégias de abordagem neste nosso espaço de integração.

Abraço e muito agradecido pelo apoio que tenho recebido de vocês.