segunda-feira, 22 de março de 2010

JBSS3: Estratégia para o Papel com Base em Gráficos Diário e Semanal

No pregão da última 6a feira a JBSS3 fez uma máxima em 8,47 na abertura, mas em seguida cede e ficou estacionado em 8,20 durante boa parte do pregão enquanto outros papéis e índices ficam muito volátil. Mas no meio da tarde a JBSS3 acabou cedendo e rompeu a linha de tendência de alta e atingiu exatamente a retração de Fibonacci de 38,2% e parou neste nível, furando a Bollinger inferior.

Pela análise técnica deste gráfico diário, espera-se que haja uma reação e que o papel volte a subir, principalmente devido ao tamanho da desvalorização (-5,22%). Vale mencionar que o valor de fechmento (7,80) foi atingido apenas no leilão de fechamento, pois até então o preço estabilizado estava no nível de 7,93.

Pela agenda do mercado previsto para esta 2a feira, pode ser que o mercado se recupere um pouco. Caso este cenário ocorra, é interessante rever a estratégia de ficar posicionado neste papel, pois o mercado está muito sensível e pode ceder ainda mais. Para ajudar na decisão, seguem os gráficos diário e semanal para sua avaliação.

Creio que a melhor estratégia seja desfazer da posição comprada, de preferência no zero-a-zero se o papel recuperar um pouco. Mas caso seja necessário, disparar o Stop Loss pode ser a melhor estratégia.

No gráfico semanal, é possível ver também que o preço também parou na retração de Fibonacci 38,2%, coincidentemente, neste nível (7,78) há um suporte que, somados, ajudou a segurar a desvalorização. Caso este movimento decrescente continue, há um suporte forte por volta de 7,12 reais, onde coincide com uma segunda linha de tendência de alta. Apesar disso e caso deseje se manter no papel, é preciso estar ciente de que teremos uma desvalorização de aproximadamente 14%. Outra informação importante é o alto volume no pregão.

É importante mencionar também que muitos players (investidores do mercado) colocaram à venda grandes volumes deste papel. Será que foi pensado em montar uma estratégia de recompra a um preço mais baixo, tendo em vista o próximo suporte projetado, ou será que foi para se livrar do papel?

observações:
1. Os dados usados nesta análise são cortesia da QuoteBR.com
2. Lista de papéis analisados: www.foconomercado.com/blog/blog_ativos.htm
3. Para aprofundar a análise, recomenda-se o uso de conceitos Fundamentalistas
4. * (asterisco): ativos em destaque

Foco no Mercado
www.foconomercado.com
twitter.com/foconomercado

O conteúdo distribuído nos Boletins, Blog e Twitter tem como objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto ou instrumento financeiros, bem como sugestão de investimento pelo autor. As opiniões contidas neste relatório foram elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em estudos gráficos, julgamentos, expectativas, estimativas, notícias e etc e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estão sujeitas a erros e mudança e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas, e estimula o seu debate. É de exclusiva e total responsabilidade do usuário/investidor a utilização das informações contidas neste relatório bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o usuário/investidor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do analista. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação porém, o Analista se reserva o direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar estas informações e não se responsabiliza por fatos não ocorridos.
 
Caso não queira receber este Boletim, envie um email para no-mail@foconomercado.com