terça-feira, 5 de junho de 2007

Papel em Análise: PETR4


Os ativos que foram listados pelo meu TRADING SYSTEM não são muito interessantes para analisar (pelo menos aqueles que deram sinal de compra), daí resolvi analisar o ativo da Petrobrás: PETR4.
Este ativo vem de uma subida ininterrupta desde 1999, atingindo seu pico em janeiro deste ano. Depois deste pico, o ativo desenhou vários picos e vales que vão se fechando em um triângulo simétrico como o desenhado no gráfico.
Veja que, no STO, uma das linhas já se encontra na zona de sobrecomprados e a outra, a linha de sinal, estará entrando nesta zona nos próximos pregões caso não tenhamos surpresas de baixa vindo por aí. Neste meio tempo podemos aproveitar um pouco, que sabe até nas opções.
No MACD vemos uma leve tendência de virada para baixo, mas ainda não dá para dizer se será no próximo pregão ou na próxima semana, só aguardando para ver.
O VIF também está com esta inteção de virada para baixo, mas ainda está em paralelo à sua linha de sinal.
Vale lembrar que, no gráfico, vemos que as linhas dos preços está se aproximando da ponta direita deste triângulo, por isso, podemos ver um rompimento do suporte ou resistência num curto prazo, vamos ver.
Enquanto isso, só na espera de um comportamento mais definido, pois até agora, só surpresas e muita subida...
Boa sorte!

Análise para 06-jun-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ


Pois é! Infelizmente ainda não invetaram aquela maquininha de medir sentimento das pessoas, pois se já o tivessem feito, teríamos ficado sabendo que hoje (05) teriam decidido fazer realização. As bolsas se comportaram muito parecidas, onde todas tiveram uma abertura de queda até por volta do meio-dia, quando então começou sua recuperação, mas nenhuma delas conseguiu fechar o dia no azul. Vamos às análises...
BOVESPA
Apesar de fechar a -0,15% hoje (05), ela reverteu seu ensaio de virada para baixo e volou a subir, mas já totalmente dentro da zona de sobrecomprados. Já ao contrário deste primeiro indicador, o TRIX deu sinal de venda e virou para baixo hoje (05), mas continua monstrando tendência altista, vamos aguardar os próximos pregões para ver a confirmação deste comportamento. O MACD foi outro indicador que virou para baixo, amanhã (06) deverá dar sinal de venda caso haja outra realização. O VOLUME ficou muito abaixo da média dos últimos dias. As MMs continuam sua linha de subida ainda em paralelo, ainda não vemos vontade destas duas de se cruzarem para baixo, mas por outro lado, também não as vemos afastando. Vamos aguardar mais sinais.
DOW JONES
O VOLUME continua seguindo a linha descendente. Tivemos sinal de venda hoje no STO e no TRIX. Já não vemos mais tendência altista neste último indicador. As linhas do MACD não chegaram a se cruzar e já estão se voltando para baixo. As MMs também deram sinal de venda. Parece que temos suficientes sinais de venda para acreditarmos em mais uma virada como há uma semana atrás.
NASDAQ
Também tem seu VOLUME seguindo a linha descendente. Tivemos sinais de venda no STO hoje (05) e provavelmente teremos no TRIX amanhã (06). Este indicador continua, porém, dando tendência altista, assim como no MACD. O próximo pregão pode nos dar melhores indicações para esta bolsa. As MMs estão ensaiando um cruzamento, vamos ver se isto se confirma.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 4a (06) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.