terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Foco no Mercado: Papéis para acompanhar de perto no pregão do dia 19jan10

Bom dia!

Ontem, conforme dito, o IBOV operou em estado morno, sem grandes altos e baixos. Geralmente esse é seu comportamento quando a "nave-mãe" Dow Jones não está no ar. Europa por sua vez operarou em campo positivo, havendo, então, sintonia com o IBOV. Apesar disso, o movimento ora baixista, ora lateral do IBOV, não está ajudando muito os seus ativos, pois são poucos os que estão sinalizando entrada ou já em movimento altista. Continuamos vendo muitos ativos na faixa de monitoramento futuro, que nos dá sinal de potencial entrada caso continuem assim seguindo este movimento favorável.

A semana reserva fortes emoções uma fez que teremos o balanço de várias empresas importante na américa do norte. Penso que poderemos ver uma montanha russa nos pregões que virão por aí.

A meu ver não devemos montar muitas posições compradas pois o "mar não está para peixe". Não temos sinais ruins, mas certamente não temos sinais bons. Neste caso, é hora de mantermos o que temos e esperar sinais mais fortes para nos movimentar tanto em campo vendido, quanto em campo comprado. O IBOV está novamente aproximando de sua LTA (linha de tendência de alta), a linha inferior de sua cunha de alta (que tem implicâncias negativas), o que nos remete muita atenção e monitoramento constante, pois na posição em que se encontra, de um a três pregões poderemos saber se a tendência altista se manterá ou se veremos um rompimento para baixo e consequente teste dos 68.000 pontos.

Neste momento as bolsas européias estão seguindo em campo negativo, enquanto que os futuros norte-americanos estão novamente apontando para uma abertura mais indefinida. Hoje o calendário do dia não reserva grandes informações, por isso devemos ter um dia baseado em fatos vindos da europa e/ou especulações vindas dos EUA.

Seguem abaixo os ativos analisados com base apenas na Análise Técnica:

DIVERGÊNCIA POSITIVA:
GFSA3

DIVERGÊNCIA NEGATIVA:
BRKM5

ANÁLISE INTERESSANTE:
CSAN3, GPIV11, LLXL3, PETR4*, TCSL4

ANÁLISE DE RISCO - ENTRADA:
(informações com acesso restrito)

ANÁLISE DE RISCO - CONTINUIDADE:
ACGU3, JBSS3

MONITORAMENTO DE ROMPIMENTO:
(informações com acesso restrito)

MONITORAMENTO PARA FUTURO:
(informações com acesso restrito)


observações:
1. Os dados usados nesta análise são cortesia da QuoteBR.com
2. Veja a lista dos papéis analisados: www.foconomercado.com/blog/blog_ativos.htm
3. * (asterisco): ativos em destaque


Att.

Marcelo
São José dos Campos - SP

Foco no Mercado
www.foconomercado.com
Twitter: foconomercado
Informações Sobre os Mercados Financeiros
 
Mercados & Cursos
www.mercadosecursos.com
Curso de Análise Técnica

As informações desta mensagem e blog não são solicitação ou oferta de seu autor para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados mobiliários ou para aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Por meio destas mensagens e informações, o autor não está prestando recomendações quanto a investimento, rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. O conteúdo deste blog tem caráter exclusivamente informativo e estimula o seu debate, não consistindo em recomendações de qualquer natureza. O autor não se responsabiliza por fatos não ocorridos.