quarta-feira, 2 de maio de 2007

Regra # 8 Para Operadorar nas Reversões

(08 de 20)

Esteja fora de pequenos movimentos
Evite entrar em mercado lateral estreito, isto toma um terrível tempo e tira a concentração. Aguarde-o ficar agitado e apertado e entre no rompimento.

Análise para 03-mai-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

Hoje (02) tivemos um dia surpreendente creio que para tudo mundo, com praticamente um dia de alta para todas as bolsas desde sua abertura. Resolvi traçar umas linhas diferentes hoje. Vamos às análises...
BOVESPA
Fechou com forte alta, buscando novamente a possibilidade de romper a barreia dos 50.000 pontos sem precisar vencer a forte resistência primária.
No STO, temos sinal de compra praticamente na zona neutra.
Por outro lado, no TRIX, continamos tendo indicações da tendência de baixa uma vez que as linhas não mudaram significativamente suas direções. Vamos ver o dia de amanhã (03) para saber se podemos confiar nos sinais do STO ou não.
O VOLUME sofreu um leve acréscimo se comparado ao dia anterior, talvez esta seja a explicação do porquê a subida de hoje (02) não foi maior.
As MMs não se curzaram... ainda, mas deverão fazê-lo conforme o desempenho amanhã (03).
DOW JONES
Hoje (02) quase rompeu sua resistência primária forte, mas ainda continua abaixo dela, porém, dentro da cunha de alta que eu volto a considerar, uma vez que a BARR não se aplica a ela.
No STO, vemos um quase cruzamento que sinalizará compra. Mas note que este cruzamento está dentro da zona de sobrecomprados. Muita atenção, pois podemos não ter forças aqui (veja VOLUME).
No TRIX, temos o mesmo quase cruzamento do STO. Amanhã (03) devemos ter um sinal caso feche o dia positivamente.
As MMs quase se cruzaram, o que sinalizaria intenção de reversão, mas ainda não foi desta vez. Vamos ver amanhã.
O VOLUME requer atenção, pois ele não deu força à subida de hoje (02). Note também que já é o terceiro dia de queda no volume. Será que veremos uma queda ou um embalo para rompimento nos próximos dias?
NASDAQ
Comporta-se diferente de sua irmã. Também voltei a desenhar a figura de cunha de alta. Quase que houve o rompimento hoje.
No STO, vemo uma virada para cima, mas sem maiores indicações por enquanto.
No TRIX, menos que na DOW JONES, amanhã (03) poderemos ver um cruzamento das linhas, o que causará mudança de tendência, de baixa para alta.
Apesar da grande alta de hoje, continuamos vendo indicação de queda nas MMs, mas que já estão ensaiando uma volta para cima caso os próximos dias sejam favoráveis.
O VOLUME está abaixo do valor de ontem, não dando suporte para alta de hoje. Mau sinal!
Enfim, parece que hoje (02) só tivemos indicativos de que amanhã (03) ou 6a (04) poderemos definir melhor os rumos das bolsas. Vamos aguardar até lá. Vale lembrar que períodos como este em que estamos é muito arriscado, apesar de vermos papéis como LREN3, SUBA3, CPFE3, NATU3 e CYRE3 bombando no cenário atual. Investiguem e procurem os motivos para esta grande alta, poderemos achar respostas nas análises fundamentalistas.
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 5a (03) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.