segunda-feira, 24 de maio de 2010

Papéis para acompanhar de perto no pregão do dia 25mai10

Com base apenas em conceitos da Análise Técnica, segue análise de ativos elaborada para o próximo pregão.

Para conhecer o critério de classificação e a lista de papéis analisados, acesse: LISTA DE PAPÉIS.

Hoje a Bovespa ficou monótona, sem possibilidade de fazer grandes trades intraday. Ainda persiste a preocupação quanto à responsabilidade dos países europeus em crise de honrar as condições de ajuda que o FMI e outros países ricos da zona do euro estariam "emprestando".

Por outro lado, olhando os sinais da análise técnica, vejo a grande maioria dos papéis que analiso mudando do ponto de quase compra para o ponto de compra e ainda com fortes sinais de divergência altista (no MACDH e/ou IFR14). Isso não significa que é hora de comprar de "olhos fechados", pois os problemas ainda estão aí. Mas se compararmos o comportamento dos preços e seus indicadores no fundo da crise de 2008 com o que estão sendo formados agora nos gráficos, veremos que há várias similaridades no que tange à divergência. Temos vários papéis importantes dando estes sinais de compra, o que pode significar uma entrada ainda nas próximas semanas. Mas é preciso ter muita atenção a estes sinais e aos sinais da economia mundial em recuperação. Caso haja uma convergência destas informações, aí sim podemos ir "às compras" de forma "mais alegre". Se este sinal vier, quem entrar primeiro sairá na frente com mais lucro, mas se esta recuperação não vier, é preciso estar preparado para estopar suas posições.

Vale mencionar que, no final de 2008, alguns índices ou papéis até ensaiaram uma recuperação junto com os vários outros índices e papéis naquela época, mas aqueles primeiros acabaram atrasando em até 4 meses seus movimentos altistas. O que quero dizer é que se esta retomada da alta vier, não significa que qualquer papel estará apto a iniciar seu movimento altista, mas sim, precisamos estudar bem qual setor e empresa terão as melhores chances de recuperarem primeiro e mais rápido.

Amanhã a agenda está cheia e talvez este tenha sido mais um dos motivos para que as bolsas brasileira e norte-americana fechassem meio desanimadas.
A agenda para este pregão reserva as seguintes leituras:

. 07:00  Brasil - IPC(Fipe)
. 08:00  Sondagem do Consumidor
. 10:30  Brasil - Nota do Setor Externo
. 11:00  EUA - FHFA House Price Index
. 11:00  EUA - Consumer Confidence

Seja um investidor assessorado por Agentes Autônomos autorizados CVM. Saiba mais, envie um email para contato@foconomercado.com.

Participe de Palestras e Cursos gratuitos em São José dos Campos no mês de abril, envie um email para contato@foconomercado.com e reserve sua vaga.

Acompanhe os posts intraday da FOCO NO MERCADO no Twitter Foco no Mercado (http://twitter.com/FocoNoMercado).

Os ativos que se destacam para o próximo pregão são: (n/a)

COMPRA - Divergência Positiva:
BOVA11++, BBAS3, BEEF3++, BRAP4, BRSR6, CSAN3, CSMG3, CSNA3, ELPL6, EMBR3++, FHER3++, FJTA4+, GGBR4, GOAU4, INEP4++, JHSF3++, KEPL3++, KLBN4, MAGG3++, OGXP3++, OHLB3, PIBB11, PMAM++, SBSP3++, SUZB5++, UOLL4, USIM5, VALE5, WEGE3

VENDA - Divergência Negativa:
CPFE3

COMPRA - Entrada:
ACGU3, ALLL11, BPNM4, BRKM5, BRML3, CCRO3, CYRE3, ECOD3, ELET6, IGTA3, JBSS3, LAME4, LIGT3, LLXL3, MMXM3, SMTO3

COMPRA - Entrada com Rompimento:
BBDC4, BBRK3++, BTOW3, FIBR3++, INPR3++, MARI3, RSID3

COMPRA - Entrada com Risco:
FESA4++, FFTL4++, HYPE3, IDNT3, ITSA4, LUPA++, MRFG3,  PCAR5, PETR4, POSI3, SLCE3, TGMA3

COMPRA - Continuidade com Risco:
BISA3, GFSA3, MRVE3, PDGR3, SULA11

MONITOR - Análise Futura:
BRTO4, CMIG4, FLRY3, GOLL4, GPIV11, HAGA4, MPXE3, NETC4, PLAS3, RDCD3, TAMM4, TBLE3, UGPA4

Considerações:
      1. Os dados usados nesta análise são cortesia da http://www.quotebr.com
      2. Para detalhar uma análise, recomenda-se o uso de conceitos Fundamentalistas
      3. * (asterisco): ativos em destaque
      4. + (positivo): ativo com divergência no IFR14
      5. ++ (positivo positivo): ativo com divergência no IFR14 e no MACDH

As informações, tais como Análises, Boletins, Notícias, Posts e Links, contidas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO tem caráter exclusivamente informativo e representam a opinião do autor e não é, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e/ou venda de quaisquer produtos ou instrumentos financeiros, nem sugestão de investimento. São opiniões elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em estudos gráficos, julgamentos, expectativas, estimativas, notícias e etc e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estando sujeitas a erros e mudanças e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas. E por isso o autor apenas estimula o seu debate. É de exclusiva e total responsabilidade do leitor a utilização das informações publicadas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o leitor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do autor. O autor se reserva o direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar as informações e não se responsabiliza por fatos não ocorridos. Apesar dos cuidados na coleta e manuseio,  o autor não se responsabiliza pelas informações, links e dados contidos no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, portanto, também não se responsabiliza por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Clique aqui e leia na íntegra o TERMO DE USO.

Se não deseja receber este Boletim, envie um email para no-mail@foconomercado.com

Bolsas dos EUA fecham em queda, com setor financeiro liderando perdas

17:57 24/05/2010, Yahoo! Notícias: Economia
InfoMoney - Mesmo com um indicador melhor que o esperado no setor imobiliário, persistiram os temores quanto á crise da dívida europeia

Mercado Financeiro: Ibovespa perde 0,57% aos 59.915 pontos; Dow Jones recua 1,24%

18:08 24/05/2010, Paula Ismerio, notícias, Insider News
São Paulo, Em uma sessão marcada pelas as medidas anunciadas por grandes nações europeias para cortar gastos do orçamento, como é o ...

Exportação de celulose cai em abril por problemas no embarque

18:17 24/05/2010, Estadão Últimas Notícias
Problemas de embarque nos portos brasileiros em abril fizeram com que as exportações de celulose no mês passado caíssem contra março e em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), as

Bancos europeus preocupam e derrubam Wall Street

18:18 24/05/2010, Estadão Últimas Notícias
As bolsas de valores dos Estados Unidos recuaram nesta segunda-feira, 24, e o índice Dow Jones terminou no menor nível desde 10 de fevereiro, em meio a preocupações com o sistema bancário europeu. O Dow, referência da bolsa de Nova York, recuou 1,24 por cento, para 10.066 pontos. O termômetro de

U.S. regulator says mortgage lenders stabilizing

18:40 24/05/2010, businessnews, Reuters Business
WASHINGTON (Reuters) - The U.S. thrift industry reported its third consecutive quarter of profit, earning $1.82 billion during the first three months of the year.


CVM: mercado de capitais brasileiro continua aberto

18:49 24/05/2010, Yahoo! Notícias: Economia
Agência Estado - Mesmo em tempos de crise na zona do euro, o mercado de capitais brasileiro continua aberto.

Consumo de energia deve superar previsão do governo

Cobre e ouro fecham em alta apesar de temor com euro

16:37 24/05/2010, Yahoo! Notícias: Economia
Agência Estado - Os metais básicos fecharam em alta em Londres, na esteira de dados melhores que o esperado sobre o setor de moradia dos Estados Unidos.

Dólar ganha força no fim do pregão e fecha em alta

Moeda norte-americana fechou vendida a R$ 1,864. Instabilidade do dólar seguiu de perto as bolsas de São Paulo e Nova York.

FMI: receio do mercado com Grécia é 'compreensível'

Juros futuros marcam novo pregão de alta na BM & F