quarta-feira, 21 de março de 2007

Sinais de COMPRA / VENDA

Segue abaixo ativos que deram sinal de compra em pelo menos dois indicadores: MACD e/ou STO e/ou TRIX:

AMBV3; CCRO3; CEEB3; CTAX3; DASA3; ESTR4; ETER3; GGBR3; GGBR4; GLOB4; GOAU4; NETC4; POSI3; TBLE3; TLPP4; TMCP4; TRPL4; VVAX11

Segue abaixo ativos que deram sinal de vendaem pelo menos dois indicadores: MACD e/ou STO e/ou TRIX:

BESP3

Agora faça a sua análise e tome uma decisão.

Hábito Vencedor #4


O Mestre em Investimentos: Desenvole e testa seu sistema pessoal para selecionar, comprar e vender invesimentos.

O Investidor Malsucedido: Não possui sistema algum. Ou adota o sistema de outro sem testá-lo e adaptá-lo à sua própria personalidade. (Quando este sistema não funciona para ele, adota um outro que também não funcionará para ele.)

Análise para 22-mar-07: BOVESPA



Hoje (21) houve rompimento do triângulo simétrico seguido de um aumento significativo do VOLUME, maior dos últimos dias.
BOVESPA deu entrada na zona de sobrecomprados, o que exige, a partir de agora, atenção para uma possível virada. Deu sinal de compra no MACD.
Analisando os valores da BOVESPA lá no Calendário de Preços Foco no Mercado, eu diria que uma queda está por vir ou amanhã (22) ou 6a (23).
No semanal, temos sinais de compra no STO e no TRIX. Amanhã (22) talvez dará sinal de compra no MACD.

As projeções para amanhã (22) para as Resistências (esq) e Suportes (dir) são:

44.576,34 43.902,34
44.801,67 43.453,67

45.250,34 43.228,34

Análise para 22-mar-07: DOW JONES



A DOW JONES também teve a sua alta surpreendente hoje. Eu havia desenhado uma figura figura de triângulo simétrico (duvidoso), mas que não foi rompido com a alta de hoje.
Deu sinal de compra no TRIX e no MACD, e entranda na zona de sobrecomprados no STO. Momento de atenção.
No semanal temos sinais deu sinal de compra no STO e, como na NASDAQ, dará sinal de compra no TRIX caso amanhã (22) seja dia de subida.
12.317,03 12.236,13
12.345,97 12.184,17
12.397,93 12.155,23

Análise para 22-mar-07: NASDAQ



Hoje a NASDAQ, assim com as outras duas, subiu surpreendentemente. Não consegui encontrar uma figura que represente este comportamento a não ser uma grande cunha de baixa, que não foi rompida pela subidade hoje.

No STO, houve uma subida forte para dentro da zona de sobrecomprados. Portanto, é hora de muita atenção para quando iniciar a virada.

No TRIX, deu sinal de compra, mas como no STO a indicação é de anteção, então comprar agora pode ser uma atitude arriscada.

No semanal, a NASDAQ tem sinal de compra no STO e, com mais uma subida amanhã (22), teremos sinal de compra no TRIX também.

As projeções para amanhã (22) para as Resistências (esq) e Suportes (dir) são:

2.416,17 2.396,72
2.424,13 2.385,23
2.435,62 2.377,27

História das Bolsas de Valores

No FORUM BOVESPA eu publiquei um texto que encontrei sobre a origem das bolsas de valores. Muitas pessoas acessaram e gostaram daí eu (e Humberto dos Santos) resolvemos colocá-los em nossos blogs. Seguem abaixo os textos:

"Se bem que o exercício da compra e venda de ações, ou o seu equivalente, fosse conhecida e muito praticada no Fórum da Roma antiga, situado bem próximo ao Templo de Castor, foi somente no século XV, nos tempos do Renascimento, que o tráfico bursátil deixou a rua. Pelo menos foi o que se deu na cidade de Bruges, na atual Bélgica, em frente a casa dos Van Der Bursen, quando o comércio com papéis tornou-se respeitável a ponto de ter direito, a partir do ano de 1487, a um prédio próprio. Em Londres, ele situou-se na City a partir de 1690, enquanto o de Paris e a de Nova Iork, porém, somente no século XVIII instituíram-se em edifícios adequados (a rua que serve como sede da New York Stock Exchange desde 1792 é a hoje mundialmente famosa Wall Street). Essa súbita respeitabilidade, deixando de ser um negócio feito nas calçadas, por vezes pisando nas sarjetas, ou nos vãos das portas, não afastou dela o véu da suspeita.

O jogo com ações sempre foi mantido à distância pelo resto da sociedade, como algo pouco confiável, bem longe da segurança oferecida por umas onças de ouro ou pelas jóias preciosas. Coisa de trambiqueiros e de escroques, não de gente séria nos negócios. Apesar da enorme importância para a vida econômica que as transações movimentadas pelas bolsas de valores em escala mundial, observa-se uma generalizada desconfiança, quase matuta, em relação aos pregões e leilões de ações e outros títulos que nelas se verificam.

OS MENINOS DA WALL STREET: A maior predominância de gente jovem nesse negócio, os operadores - a infantaria ligeira da especulação - deve-se a motivos singulares. Quando os brockers, os corretores em Nova Iork, reuniam-se ao redor de uma árvore, em frente ao nº 68 na Wall Street, costumavam levar seus filhos. Socorriam-se das crianças e dos adolescentes como mensageiros ou para atrair um investidor puxando-lhe pela manga do casaco. Os garotos eram mais ágeis em ir e vir em meio aquela multidão de adultos, passando-lhes, por vezes, pelo meio das pernas, em louca estabanada. Por isso, até hoje, as bolsas ainda mantém um clima de farra e de demência estudantil, fazendo com que muitos deles se afastem, escandalizados, por não entenderem sua aparente irracionalidade."

História da BOVESPA

Fundada em 23 de agosto de 1890, a Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA tem uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira. Até meados da década de 60, a BOVESPA e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder público. Com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas em 1965/66, as bolsas assumiram a característica institucional que mantêm até hoje, transformando-se em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A antiga figura individual do corretor de fundos públicos foi substituída pela da sociedade corretora, empresa constituída sob a forma de sociedade por ações nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada.
A Bolsa de Valores de São Paulo é uma entidade auto-reguladora, que opra sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desde a década de 60, tem sido constante o desenvolvimento da BOVESPA, seja no campo tecnológico, seja no plano da qualidade dos serviços prestados aos investidores, aos intermediários do mercado e às companhias abertas. Em 1972, a BOVESPA foi a primeira bolsa brasileira a implantar o pregão automatizado com a disseminação de informações on-line e em real time, através de uma ampla rede de terminais de computador.
No final da década de 70, a BOVESPA foi também pioneira na introdução de operações com opções sobre ações no Brasil; nos anos 80 implantou o Sistema Privado de Operações por Telefone(SPOT). Na mesma época, a BOVESPA desenvolveu um sistema de custódia fungível de títulos e implantou uma rede de serviços on-line para as corretoras. Em 1990, foram iniciadas as negociações através do Sistema de Negociação Eletrônica - CATS (Computer Assisted Trading Sistem) que operava simultaneamente com o sistema tradicional de Pregão Viva Voz. Em 1997, foi implantado com sucesso o novo sistema de negociação eletrônica da BOVESPA, o Mega Bolsa. Além de utilizar um sistema tecnológico altamente avançado, o Mega Bolsa amplia o volume potencial de processamento de informações e permite que a BOVESPA consolide sua posição como o mais importante centro de negócios do mercado latino-americano. A ampliação do uso da informática foi a marca das atividades da BOVESPA em 1999, com o lançamento do Home Broker e do After-Market, ambos meios para facilitar e tornar viável a desejada participação do pequeno e médio investidor no mercado. O Home Broker permite que o investidor, por meio do site das Corretoras na Internet, transmita sua ordem de compra ou de venda diretamente ao Sistema de Negociação da BOVESPA. Neste sentido, o sistema da BOVESPA é único no mundo.
Nos Estados Unidos, as ordens são executadas, em sua maioria, fora do âmbito das bolsas de valores e, portanto, nem sempre ao melhor preço. O After-Market é outra inovação da BOVESPA, pioneira em termos mundiais, que oferece a sessão noturna de negociação eletrônica. Além de atender aos profissionais do mercado, este mecanismo também é interessante para os pequenos e médios investidores, pois permite que enviem ordens por meio da Internet até as 22 horas. Atualmente, a BOVESPA é o maior centro de negociação com ações da América Latina, destaque que culminou com um acordo histórico para a integração de todas as bolsas brasileiras em torno de um único mercado de valores - o da BOVESPA.

História da Bolsa do Rio de Janeiro

A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a primeira bolsa a ser fundada no Brasil. Antes do início formal de suas operações, em 1845, os negócios – com produtos como fretes de navio e mercadorias de importação e exportação – eram realizados em uma espécie de pregão ao ar livre e os corretores eram chamados zangões. A atividade ganhou grande impulso a partir da vinda da família real para o Brasil, o que levou às primeiras tentativas de organização do mercado. Surgiu aí o conceito de Praça de Comércio, algo bem parecido com a noção de pregão organizado.
Praticamente todos os grandes momentos econômicos do país transitaram pela Bolsa do Rio, desde o Encilhamento – primeira grande febre especulativa, gerada a partir da decisão do governo republicano recém instalado em promover o crescimento econômico a partir da emissão de moeda – até os leilões de privatização das grandes empresas estatais que marcaram a guinada da economia brasileira em direção à retirada de grandes setores do controle do Estado, isto a partir da adoção do Programa Nacional de Desestatização, em 1991. Com a evolução do mercado acionário, acordos de integração, a partir de 2000, transferiram a negociação de ações no País para a Bolsa de Valores de São Paulo.
Em 2002, a Bolsa de Mercadorias & Futuros adquiriu os títulos patrimoniais da BVRJ, passando a deter os direitos de administração e operacionalização do sistema de negociação de Títulos Públicos, o Sisbex.

Links Interessantes: Notícias

A preferida em dividendos: conheça a ação mais recomendada neste critério

Recomendação de ações: conheça alguns dos termos mais usados pelos analistas

Hábito Vencedor #3

O Mestre em Investimentos: Desenvolve sua própria filosofia de investimento, que é a expressão de sua personalidade, suas aptidões, seu conhecimento, suas preferências e seus objetivos. Portanto, não existem dois investidores de grande sucesso que tenham a mesma filosofia de investimento.

O Investidor Malsucedido: Não tem filosifia de investimento; ou aplica a filosofia de outro investidor.

Sinais de COMPRA / VENDA

Abaixo, segundo o Trading System que estou testando, seguem ativos que deram sinal de COMPRA ou VENDA. Como este sistema ainda está em teste, precisamos analisar cada ativo antes de tomar uma decisão. Verifiquei a maioria, e realmente os gráficos confirmam os sinais. Veja o que você acha.

Seguem abaixo os ativos que deram sinais de compra no MACD e/ou TRIX e/ou STO:

BBAS3; BCAL6; COCE5; CPLE3; CPLE6; ELET6; GETI3; GFSA3; IBVSP; IBXL; IBXX; ITELG; KLBN4; LIGT3; PETR3; PETR4; PQUN4; RSID3; TCSL3; TNLP3; UGPA4

Seguem abaixo os ativos que deram sinais de venda no MACD e/ou TRIX e/ou STO:

CTAX3; ILMD4

Análise para 21-mar-07: BOVESPA




A BOVESPA, assim como a DOW JONES, praticamente ficou num processo de subida, fazendo pequenas correções na subida, até atingir a segunda máxima do dia, quando então vez uma leve correção entre 11h00 e 15h00, para depois retomar a tendência bullish (subida) até atingir a máxima do dia a 44.350,87, 1,46% de positivo.
Tentei encontrar uma figura para os últimos dias da bolsa e terminei num triângulo simétrico. Precisamos ver se esta figura se confirma nos próximos dias. O VOLUME negociado não acompanhou a forte subida. Temos sinal de compra no TRIX e confirmação de subida no STO.
Muitos ativos da BOVESPA tiveram alta, alguns com forte subida, destaque para, por exemplo, a Gafisa (GFSA3).
As projeções dos preços de Resistências (esq) e Suportes (dir) para esta 4a (21) são:
44.576,34 43.902,34
44.801,67 43.453,67
45.250,34 43.228,34

Análise para 21-mar-07: DOW JONES




A DOW JONES hoje manteve praticamente uma tendência de subida o dia todo. Por volta da hora do almoço (ET), atingiu seu segundo maior máxima, quando então caiu levemente até as 13h00 ET, quando então andou de lado por 1 hora. Em seguida, iniciou uma subida suave até atingir a máxima do dia, por volta das 14h30 ET, vez uma leve correção e andou de lado até fechar com 0,51%, aos 12.288,10.
Veja no gráfico que a DOW JONES pare estar andando de lado. A alta de hoje não foi acompanhada pelo VOLUME, inclusive com leve queda, mal sinal, porém, cedo para tirar conclusões. No TRIX e STO há confirmação do período de bullish (subida).
As projeções dos preços de Resistências (esq) e Suportes (dir) para esta 4a (21) são:
12.317,03 12.236,13
12.345,97 12.184,17
12.397,93 12.155,23

Análise para 21-mar-07: NASDAQ



A NASDAQ hoje iniciou o dia em alta praticamente constante até o horário do almoço, assim como ocorreu na DOW JONES, foi o horário que atingiu a máxima do dia. Em seguida iniciou uma leve queda até pouco antes das 13h00. Após andar de lado por quase 1hora, iniciou processo de subida e terminou abaixo da máxima do dia, com 0,58% de aumento, a 2.408,21. Este foi um importante aumento, porém, modesto.
Veja que o VOLUME não acompanhou o forte aumento, assim como nas duas bolsas acima, o que é um sinal de atenção. Como previsto ontem, hoje temos aproximação da linha mediana no TRIX e o sinal de compra deve vir amanhã com mais uma subida. No STO, temos aproximação à zona de sobrecomprados, o que exige manter atenção nos próximos dias para sinais de reversão.
Não há uma figura definida nesta bolsa, mas podemos estar com formação de mais uma cunha de baixa.
Amanhã, se der mais subida, a NASDAQ terá que vender uma resistência secundária em 2.415.
As projeções dos preços de Resistências (esq) e Suportes (dir) para esta 4a (21) são:
2.416,17 2.396,72
2.424,13 2.385,23
2.435,62 2.377,27