terça-feira, 10 de julho de 2007

Papel em Análise: CSNA3

Este ativo, depois de uma subida fabulosa iniciada na segunda quinzena de janeiro deste ano, até o dia 11 de maio, iniciou um movimento de congestionamento e vem andando de lado desde então. Este movimento fez com que ele formasse uma figura em forma de triângulo que, como padrão, dita continuidade, ou seja, devemos ver ativo subindo dentro em breve, senão nesta semana, na semana que vem. O problema é que temos sinais de venda nas MMs e no TRIX. Os demais indicadores estão fazendo uma virada para baixo, o que confirma o VOLUME negociado crescente nos últimos pregões. Claro que podemos não ver uma subida dos preços destes papéis no rompimento da linha de retorno. O que mais me intriga é o fato de ele já estar testando a LTA com todos estes sinais de venda.
Para quem está comprado neste ativo, é bom ficar de olho, pois podemos ver uma queda inesperada aqui. Boa sorte!

Análise para 11-jul-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

BOVESPA
A BOVESPA continua dentro de uma cunha de alta, já se aproximando do seu vértice, o que nos remete atenção para um possível rompimento da LTA. Estes últimos pregões tem sido marcados por não ter os preços rompendo a linha de retorno, que forma a parte de cima da cunha de alta. Apesar de termos a linha de sinal do MACD dando sinal de compra, tivemos sinal de venda no STO, que está na zona de sobrecomprados, e também tivemos sinal de venda no TRIX. No próximo pregão devemos ver também sinal de venda no TRIX e no MACD, ou seja, na análise técnica vemos queda para o próximo pregão. Já o VOLUME negociado nos últimos pregões tem nos mostrado uma linha ascendente, o que fortalece os sinais de venda. Vamos ficar de olho no VOLUME, pois quando ele começar a cair, é sinal de que uma reversão pode estar vindo por aí. Especialmente neste e no último pregão, temos a linha de retorno e a linha de resistência juntas justamente no ponto onde os preços estão tentando subir. Neste ponto há uma resistência especialmente forte para ser vencido, vamos ver no que vai dar.
DOW JONES
Assim como na BOVESPA, também temos situações muito delicadas aqui. Tivemos sinal de venda no STO, que está na zona de sobrecomprados já virando para baixo, quando deveremos ver outro sinal de venda no próximo pregão. Também tivemos sinal de venda no TRIX e nas MMs. No MACD vemos um ensaio de virada para baixo. Nesta bolsa também vemos um caso particularmente curioso onde a LTA, que virou linha de retorno após o rompimento da LTA no dia 22 deste mês, está formando com a linha de resistência uma forte resistência para os preços, caso estes queiram vencê-los. Pode ser uma luta dura para os preços. O VOLUME negociado também nesta bolsa nos últimos pregões também tem formado uma linha ascendente, que pode estar confirmando a queda dos preços nesta bolsa. Só nos resta confirmar.
NASDAQ
Assim com sua irmã do norte, esta bolsa deu sinal de venda no STO e está descendo. Pode ser que vejamos outro sinal de venda daqui a dois pregões. Já no MACD vemos sinal de compra na linha de sinal, mas no próximo pregão ou dois, devemos também ver sinal de venda neste indicador. No próximo pregão devemos ver sinal de venda agora no TRIX e, quem sabe, talvez nas MMs. Aqui o VOLUME negociado também está em ascendência, o que pode estar confirmando a reversão.
Só nos resta assistir. Boa sorte!