domingo, 22 de julho de 2007

Análise para 23-jul-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

No último pregão as nossas três bolsas tiveram um comportamento intraday muito semelhantes, onde caiaram a manhã toda e no início da tarde. No meio da tarde iniciou-se uma leve recuperação, mas que, ao final da tarde, se mostrou fraca, dando espaço para mais queda.
BOVEPSA
Confirmando os sinais do pregão da última 5a (19), o pregão da 6a (20) foi marcado pelas realizações de lucros. Para o pregão desta 2a (23), temos sinais de venda no STO, e que deve sinalizar mais venda após este mesmo pregão, salvo um caso de reação forte. No MACD, MMs e TRIX continuamos vendo descida em suas linhas principais e de sinal. No VOLUME negociado, vemos novamente a formação de uma linha descendente. Creio que amanhã (23) possa haver recuperação uma que não indicadores norte americanos, e os indicadores brasileiros não devem interferir muito no ânimo dos investidores. A grande dúvida fica por conta apenas dos balanços trimestrais que estão sendo apresentados pelas empresas americanas.
DOW JONES
O grande vilão nas bolsas de valores norte americanas são os resultados corporativos que estão abaixo das espectativas dos investidores. Com isso estes estão providenciando salvar os rendimentos até então alcançados. Esta bolsa teve uma que significativa, ficando abaixo da última grande queda coincidentemente atingido a quase um mês atrás. Com o fechamento do último pregão vemos sinais de venda no MACD e nas MMs. O TRIX e STO estão em sua caminhada de queda iniciada no pregão da última 5a (19). O VOLUME negociado, junto aos dos dois últimos pregões, estão formando uma linha ascendente, onde houve um pico no dia da queda, ou seja, da virada. Como eu sempre disse, não há fórmula ou sistema que identifique os sentimentos dos investidores, por isso, há uma certa dificuldade de definir o próximo pregão. A definição fica por conta da demonstração dos balanços previstos para esta semana.
NASDAQ
Sinalizou venda no STO, na MMs e no MACD. O TRIX continua indicando uma tendência baixista. No VOLUME negocioado nos úlitmos pregões querem formar uma linha ascendente.