segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Comentário: Unibanco projeta para o desempenho do Ibovespa em agosto

Confira o que o Unibanco projeta para o desempenho do Ibovespa em agosto
Por: Marcello de Almeida
07/08/06 - 15h53
InfoMoney

SÃO PAULO - Comentando suas perspectivas para o desempenho do mercado brasileiro de renda variável neste mês de agosto, a equipe do Unibanco publicou novo relatório. Os analistas enfatizam que os eventos mais importantes deste mês serão a reunião do Fomc (Federal Open Market Committee) no dia 08 e o anúncio da ata deste encontro no dia 29.

Neste contexto, os analistas lembram que foi exatamente o crescimento das perspectivas de que o clico de aperto monetário dos Estados Unidos está bem próximo do fim que contribuiu para a tímida recuperação do Ibovespa a partir de meados de julho. A percepção é de que a confirmação deste cenário tende a proporcionar nova recuperação das cotações.

Falta fluxo de capital estrangeiro
Apesar desta melhor percepção, os analistas comentam que o clima de cautela segue elevado e que as cotações na bolsa brasileira não vêm se recuperando da mesma maneira que o risco-país. Os analistas não visualizam fatores com força suficiente para explicar essa correlação mais fraca, enfatizando que historicamente recuos significativos do risco-país se traduzem em altas mais relevantes do Ibovespa.

Apesar de esta situação apontar para uma possível retomada mais consistente do mercado nas próximas semanas, os analistas enfatizam que a bolsa doméstica tende a continuar seguindo os mercados norte-americanos. Além disso, avalia-se que os estrangeiros ainda estão reticentes em elevar suas posições de forma relevante no mercado brasileiro.

"Acreditamos que uma tendência mais significativa de entrada de capital estrangeiro possa ocorrer a partir de meados de agosto, tanto devido ao fim das férias no hemisfério norte como por conta de uma melhor percepção dos fundamentos da economia doméstica", argumenta-se.

Atenção aos dados econômicos
No mais, lembrando que os investidores já se mostram preocupados com uma possível desaceleração mais abrupta da maior economia do planeta, a equipe do Unibanco recomenda atenção aos próximos dados de atividade a serem publicados nos EUA.

No plano doméstico, os eventos mais importantes estão relacionados ao resultado da reunião do Copom (Comitê de Polícia Monetária) e ao anúncio do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre, nos dias 30 e 31, respectivamente. Os analistas projetam corte de 25 pontos-base da Selic neste mês, para 14,50% ao ano, e mais duas reduções desta mesma magnitude até dezembro.

Nenhum comentário: