terça-feira, 27 de março de 2007

Análise para 28-mar-07: BOVESPA, DOW JONES e NASDAQ

Hoje, de novo, foi um dia de bonde, principalmente na BOVESPA, onde abriu caindo e depois seguiu com uma série de altos e baixos. Já a DOW JONES e NASDAQ abriram em queda e depois andaram de lado o dia todo, caracterizando pequenos passeios de bonde.
Notem que eu publiquei a minha opinião sobre alguns papéis, em particular o "Papel em Análise: RAPT4" e o "Papel em Análise: ELET3", duas análises que tinham muito boas características de queda e, no entanto, acabou em alta, inclusive forte.
Este é o tipo de período onde é muito arriscado entrar, principalmente para os principiantes, pois como podemos ver, os mercados querem subir, mas não encontram bases sólidas para isso. Mas ao mesmo tempo não querem partir para uma realização muito forte porque já o foi há semanas atrás e também porque não há motivação suficiente para tal.
Hoje, por exemplo, a insegurança pairou na economia americana com relação ao mercado imobiliário. Creio que hoje pudesse haver uma reação positiva, mas as notícias mencionadas anteriormente não permitiram, inclusive afetando o fechamento das bolsas na asiáticas e européias.
Portanto, com o atual cenário, eu estou fora do mercado até que surja uma tendência que possamos seguir.
Estou começando a achar que a correção possa estar acontecendo estes dias e, portanto, devemos ver uma subida talvez esta semana.
Mas voltando às três bolsas dos gráficos acima, note que todas elas tiveram mais queda no VOLUME negociado, todas deram sinal de divergência (que eu considero primeiro sinal de venda) no TRIX (como eu vinha sugerindo) e todas tem uma linha de tendência de baixa a serem rompidas caso queiram mudar a tendência.
A BOVESPA continua dentro do triângulo simétrico, com perspectivas de continuar dentro caso o mercado continue devagar.
Pelos gráficos de linhas conseguimos ver como as três bolsas são similares, principalmente entre as americanas. Há grandes chances de que o que ocorrer em uma das bolsas americanas, principalmente a DOW JONES, as outras duas imitarão. Só um palpite!
Os preços projetados para as Resistências (esq) e Suportes (dir) para 2a (28) para as três bolsas podem ser vistos no link Projeção de Preços Diário.

Nenhum comentário: