quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Será que iniciamos o efeito "W"?

Bom dia!
Muito se falou, no início da recuperação da grande crise financeira de 2008, sobre a recuperação das bolsas mundiais onde poderia seguir o efeito "V" ou "W". Até o momento, o mais óbvio seria o efeito "W", pois o efeito "V" seria bom de mais para ser verdade.
O que é efeito "W"? Trata-se do formato da recuperação dos mercados mundiais. Veja que o primeiro TOPO (a ponta esquerda superior da letra "W") marca, ilustrativamente, o início da queda dos mercados financeiros. O primeiro FUNDO (a ponta esquerda inferior da letra "W") marca a recuperação que foi iniciada em meados de outubro de 2008. A pergunta que não quer se calar é se estamos no TOPO secundário (a ponta central superior da letra "W") ou não.
Muita atenção nesta hora é importante para definir o fazer com as posições montadas e o que fazer com elas.
Como analista técnico, tenho visto figuras de reversão de alta (ou seja, implicâncias baixistas) em vários papéis, o que me leva a ter uma atenção redobrada, pois alguns ativos já dispararam venda e outros irão ser testados hoje. Portanto, hoje, temporariamente, é um dia que poderá trazer alívio ou confirmar a reversão do mercado.
Neste momento o futuro está apontando 2,23% positivo.
Bons negócios!
Marcelo
São José dos Campos - SP

Foco no Mercado
www.foconomercado.com
Twitter: foconomercado
Informações dos Mercados Financeiros
 
Mercados & Cursos
www.mercadosecursos.com
Curso de Análise Técnica

As informações desta mensagem e deste blog não são solicitação ou oferta de seu autor para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados mobiliários ou para aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Por meio destas mensagens e informações, o autor não está prestando recomendações quanto a investimentos, rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. O conteúdo deste blog tem caráter exclusivamente informativo e estimula o seu debate, não consistindo em recomendações de qualquer natureza. O autor não se esponsabiliza por fatos não ocorridos.

Nenhum comentário: