sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BOVESPA - Decisão difícil!

Bom dia!

Hoje meu primeiro post neste BLOG será sobre o possível caminho do IBOVESPA com relação ao movimento de queda que está sendo observada nestes últimos dias.

O IBOV está  no nível de 66.000 pontos, exatamente em cima da LTA (linha de tendência de alta) que forma um canal secundário de alta (veja no gráfico as linhas rosas ascendentes e paralelas). Caso este nível seja perdido, a nova projeção de suporte será os 60.000 pontos, que é a projeção do preço-alvo da queda (veja no gráfico a linha laranja grossa e vertical) definida pela figura de cunha de alta com implicâncias baixistas (veja no gráfico as linhas azuis ascendentes e convergentes).

Caso o suporte dos 60.000 pontos também sejam perdidos, o próximo suporte interessante a ser buscado será os 55.000 pontos.

Sendo assim, é chagada a hora de tomar uma decisão difícil quanto às posições abertas: vender (estopar) ou manter em carteira e aguardar o início da recuperação para entrar fazendo preço médio nos papéis já posicionados ou até mesmo buscar outros ativos que possa ter recuperação mais rápida.

observações:
1. Os dados usados nesta análise são cortesia da QuoteBR.com

Att.

Marcelo
São José dos Campos - SP

Foco no Mercado
www.foconomercado.com
Twitter: foconomercado
Informações Sobre os Mercados Financeiros
 
Mercados & Cursos
www.mercadosecursos.com
Curso de Análise Técnica

As informações desta mensagem e blog não são solicitação ou oferta de seu autor para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados mobiliários ou para aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Por meio destas mensagens e informações, o autor não está prestando recomendações quanto a investimento, rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. O conteúdo deste blog tem caráter exclusivamente informativo e estimula o seu debate, não consistindo em recomendações de qualquer natureza. O autor não se responsabiliza por fatos não ocorridos.

Nenhum comentário: