terça-feira, 29 de junho de 2010

IBOVESPA: Será que estamos caminhando para uma figura de reversão baixista OCO?

Pelo movimento do índice IBOV nos últimos pregão, pode ser que esteja sugerindo uma figura de reversão de alta denominada OCO (ômbro-cabeça-ômbro), onde poderá culminar em um movimento baixista mais forte (veja no gráfico anexo a projeção das linhas alaranjadas). Caso se confirme este movimento com rompimento para baixo da "linha de pescoço" (linha verde sinalizada pela seta azul), com data sugerida para a semana do dia 14 de julho, poderemos ver o índice chegar aos 57.633 pontos.

Esta figura também está sendo formada nos principais índices mundiais. Portanto, cautela pode ser a palavra-chave para as próximas semanas.

Figura similar a esta foi projetada no passado com um grau de acerto muito alto e caso ela se confirme mais uma vez, dará crédito à previsão dos analistas de que uma recessão de fundo-duplo estará em andamento. Este é o conhecido movimento "W", onde após um primeiro fundo e um primeiro topo, veremos um segundo fundo com profundidade similar ao primeiro. A pergunta, então, que fica em aberto é: será que o IBOV irá buscar um novo fundo próximo aos 34.000 pontos?
Ainda é cedo para afirmar, mas a figura anexa poderá nos auxiliar no acompanhamento do movimento do IBOV e, assism, a responder a esta pergunta pendente.

Considerações:
      1. Os dados usados nesta análise são cortesia da QuoteBR.com
      2. Para detalhar uma análise, recomenda-se o uso de conceitos Fundamentalistas

As informações, tais como Análises, Boletins, Notícias, Posts e Links, contidas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO tem caráter exclusivamente informativo e representam a opinião do autor e não é, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e/ou venda de quaisquer produtos ou instrumentos financeiros, nem sugestão de investimento. São opiniões elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em estudos gráficos, julgamentos, expectativas, estimativas, notícias e etc e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estando sujeitas a erros e mudanças e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas. E por isso o autor apenas estimula o seu debate. É de exclusiva e total responsabilidade do leitor a utilização das informações publicadas no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o leitor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do autor. O autor se reserva o direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar as informações e não se responsabiliza por fatos não ocorridos. Apesar dos cuidados na coleta e manuseio,  o autor não se responsabiliza pelas informações, links e dados contidos no SITE, BLOG e TWITTER FOCO NO MERCADO, portanto, também não se responsabiliza por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Clique aqui e leia na íntegra o TERMO DE USO.

Nenhum comentário: